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dc.contributor.advisorLeonhardt, Heliopt_BR
dc.contributor.authorMaahs, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2015-05-09T01:59:48Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115976pt_BR
dc.description.abstractCom a inclusão de novas tecnologias, os jogos eletrônicos tornaram-se ferramentas de uso amplo e irrestrito, transformando-se em um dos maiores fenômenos mundiais da última década. O objeto deste estudo é um personagem de videogame criado por Shigeru Miyamoto: Mario, um encanador italiano que teve sua primeira aparição vinte sete anos atrás em um jogo de fliperama chamado Donkey Kong. O problema abordado nesse trabalho é sobre como Mario transformou-se no mais famoso personagem de videogame de todos os tempos - segundo o Guinness World Records Games 2008 - e tem vendido centenas de milhares de cópias, fazendo da série Mario uma das franquias mais bem vendidas de todos os tempos. Apresentando fatos da história dos videogames para basear a evolução de Mario e mostrar resenhas de jogos, filmes e anúncios, esta investigação busca as causas do sucesso de Mario através da publicidade e ferramentas de marketing adotadas pela Nintendo. O que você quer comprar? Pijamas? Canecas? Camisetas? Bonecos? Sorvetes? Quaisquer souvenires? Mario tem seu nome ou rosto reproduzido em quase todos os tipos de produtos. Mario é dinheiro! Desde 1981 Mario tem estado em mais de uma centena de jogos de vários gêneros (corrida, RPG, luta, quebra-cabeças, jogos de esportes, etc). Há séries de televisão, filmes (incluindo a primeira adaptação de um videogame para o cinema), revistas e livros sobre Mario. Todos esses elementos contribuíram para fazer Mario transformar-se em um reconhecido ícone internacional dos videogames quase como um sinônimo da Nintendo, que vem tendo lucros milionários aumentando a participação nessa indústria bilionária que representa o futuro do entretenimento.pt_BR
dc.description.abstractWith the introduction of the new technologies, electronic games have become widely and unrestrictedly used tools and one of the major global phenomena in the last decade. The object of this study is a videogame character created by Shigeru Miyamoto: Mario, an Italian plumber who has his first appearance twenty-seven years ago in an arcade game called Donkey Kong. The problem approached in this paper is about how Mario became the most famous videogame character of all times - second Guinness World Records Games 2008 - and has already sold hundreds of thousands of copies, making the Mario series the best-selling videogame franchise of all times. Introducing the facts of videogame's history to base the evolution of Mario and show game’s reviews, movies and advertisements, this investigation looks for the causes of Mario's success through the publicity and marketing tools adopted by Nintendo. What do you want to buy? Pajamas? Mugs? T-shirts? Dolls? Ice-creams? Any souvenirs? Mario has his name or head reproduced in almost all kind of products. Mario is money! Since 1981 Mario has been in more than one hundred games of several genres (racing, role-playing, fighting, puzzle, sport games, etc). There are television series, movies (including the first movie adaptation of a videogame to the big screen), magazines and books about Mario. All these factors contributed to make Mario turn into an internationally recognized icon of videogames and almost as a synonym for Nintendo, which has been having profits millionaires increasing participation in this billion dollar industry that represents the future of entertainment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMario Bros.en
dc.subjectSuper Marioen
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectNintendoen
dc.subjectHistory of videogamesen
dc.subjectAdvertisements in videogamesen
dc.subjectVideogame industryen
dc.titleA publicidade no universo dos videogames : Mario Bros - um fenômeno de vendaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000718904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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