Por um diálogo saudável e o bom desenvolvimento da criança
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Com o trabalho ―Por um diálogo saudável e o bom desenvolvimento da criança‖, me propus a despertar o grupo de educadoras para a importância que o diálogo saudável desempenha na formação de modelos apropriados de trocas interpessoais, assim como, para a construção da auto-estima e da autonomia da criança. O método utilizado foi de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em uma escola de educação infantil situada em Porto Alegre e envolveu 23 educadoras. Foram orga ...
Com o trabalho ―Por um diálogo saudável e o bom desenvolvimento da criança‖, me propus a despertar o grupo de educadoras para a importância que o diálogo saudável desempenha na formação de modelos apropriados de trocas interpessoais, assim como, para a construção da auto-estima e da autonomia da criança. O método utilizado foi de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em uma escola de educação infantil situada em Porto Alegre e envolveu 23 educadoras. Foram organizados quatro encontros de 60 a 120 minutos que ocorreram nos dias de formação pedagógica da instituição. Para estes encontros procurou-se trazer propostas com atividades variadas (dinâmica de sensibilização, leitura, vídeo, estudo de casos) que desencadeassem discussões e reflexões a cerca de suas práticas de trabalho com a criança, das formas de comunicação utilizadas, da importância de se conhecer as características do desenvolvimento, os interesses e necessidades de cada faixa-etária, do papel do professor como modelo para as crianças em fase de construção de sua identidade e auto-estima. As discussões foram gravadas em áudio e vídeos e depois foram analisadas. No referencial teórico utilizei os estudos de Piaget (1994), Paulo Freire (1996), Kamii (1995) e Zatti (2007) para apresentar as concepções de autonomia e heteronomia. No que se refere ao diálogo, comunicação e trocas interpessoais, incluí as contribuições de Wallon, (1995), Paulo Freire (1997), Piaget (1991), Vygotsky (1993), Nadja (1999), Castro (1998), Nolte (2003) e Oliveira (2002). A pesquisa mostrou que os encontros foram produtivos no sentido de fazer as professoras avaliarem suas ações, dividirem dúvidas e desacomodarem-se. Em conjunto elas concordam que o carinho, o afeto são importantes para o desenvolvimento saudável das crianças. Foi visível a percepção que as professoras têm referente à influência que seus comportamentos exercem sobre as crianças. Análises como estas mostram que programas de formação continuada que possibilitem a constante reflexão sobre o fazer docente e estimulem o estudo, o diálogo, e a socialização de práticas entre os colegas, são de fundamental importância quando se busca uma maior qualificação profissional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License