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dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorFuão, Anna Schumacher Ederpt_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T01:58:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115953pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata sobre o modo como o currículo, o tempo, o espaço e a relação entre professor e aluno estão presentes na escola pública hoje e como as aulas de teatro se inserem nesse contexto. O trabalho parte dos estudos de Michel Foucault a respeito da constituição do sistema escolar como um sistema fechado e problematiza as suas possibilidades de escape, por intermédio do trabalho teatral. A partir disso, são utilizadas as práticas de quatro professoras para refletir a respeito da busca pelo rompimento dessa lógica fechada e estagnada em direção a um trabalho que é de outra ordem, que parte do coletivo, e que procura outras formas de utilização do espaço e do tempo escolar, ao mesmo tempo em que propõe uma relação diferenciada entre professor e aluno. Baseia-se nos Estudos da Performance para identificar a repetição e a ruptura dos elementos presentes no sistema escolar e para visualizar os espaços e os tempos intermediários capazes de criar com os alunos experiências subjetivas. Por intermédio de entrevistas e observações de aulas, apresentam-se os caminhos encontrados pelas entrevistadas para solucionar os impasses do cotidiano escolar no que diz respeito às limitações impostas pelo tempo e pelo espaço designado ao teatro na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the way the curriculum, time, space, and the relationship between teacher and student are present in public schools today and how theatre lessons fit in this context. The work draws on Michel Foucault's studies on the constitution of the school system as a closed system, questioning the possibilities of escape through theatrical practice. From this, the practices of four teachers are used to reflect on the attempt to break with this closed and stagnant logic towards a work of another order, fundamented in the collective, seeking other ways to use the school space and time, and proposing a different relationship between teacher and student. This text is based on Performance Studies in order to identify the repetition of and break with elements present in the school system and to visualise the intermediate spaces and times which create subjective experiences with the students. Through interviews and classroom observations, we present the ways found by the interviewees to solve the dilemmas of school life with regard to restrictions imposed by the time and space assigned to theatre in schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheatreen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTheatre pedagogyen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeacher and studenten
dc.titlePerformances de tempos e espaços na escola : um estudo com professoras da rede públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964891pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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