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dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorCosta, Ana Paula Metzpt_BR
dc.date.accessioned2015-05-08T01:58:53Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115952pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta quatro estudos independentes, do tipo quasi-experimental com aplicação de pré-teste e pós-testes e grupo de controle não equivalente. O objetivo dos quatro estudos é investigar como uma ferramenta baseada em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional (SOBEK) pode contribuir com o processo de construção de conceitos científicos. Textos do tipo refutacional oriundos de pesquisas internacionais já publicadas foram utilizados nos estudos, assim como os testes de desempenho correspondentes a cada texto. Os conceitos abordados são energia, evolução Darwiniana e a natureza particulada da matéria. Realizados em uma escola municipal da região metropolitana de Porto Alegre, os estudos contaram com a participação de 73 alunos distribuídos em duas turmas de 8º ano e duas turmas de 9º ano. As análises estatísticas dos escores registrados pelos alunos nos testes identificaram uma melhora significativa no desempenho dos alunos de 9º ano que utilizaram a ferramenta SOBEK como apoio para o estudo do texto. Para os alunos de 8º ano, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que usaram a ferramenta e os que responderam questionários sobre o texto. Estudos de maior profundidade são necessários para identificar a ocorrência e extensão de possíveis mudanças conceituais promovidas pela abordagem proposta.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents four independent studies, in a quasi-experimental design with application of pre-test and post-tests with non-equivalent control groups. The set of four studies aim to investigate how a tool based on text mining and multirrepresentacional graphical presentation (SOBEK) can contribute to the process of constructing scientific concepts. Refutational texts from international published researches were used in the studies, as well as the corresponding performance´s tests about each text. The concepts covered are energy, Darwinian evolution and the particulate nature of matter. Performed in a municipal school in the Porto Alegre´s metropolitan region, in Southern Brazil, the studies included 73 students divided into two classes of 7th grade and two classes of 8th grade. Statistical analysis of the scores performed by students in the tests show a significant improvement in student´s performance in 8th grade that used the SOBEK tool as support for the study of the text. For students in grade 7th, there were no statistically significant differences in the performances of students who used the SOBEK tool and those who answered questionnaires about the text. More detailed studies are needed to identify the occurrence and the extent of possible conceptual changes supported by the proposed approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSOBEKen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectConcept learningen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectKnowledge representationen
dc.titleEmprego de um software baseado em mineração de texto e apresentação gráfica multirrepresentacional como apoio à aprendizagem de conceitos científicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964886pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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