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dc.contributor.advisorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorGil, Marco Aurélio Plápt_BR
dc.date.accessioned2015-05-06T01:58:20Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115889pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo central protagonizar o conceito de Experiência na prática metodológica das Ciências Sociais no Ensino Médio destacando a importância da subjetividade e do engajamento do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa se justifica na escolha de práticas que não estejam somente alinhadas com os princípios epistemológicos caros às Ciências Sociais, mas que também contemplem uma perspectiva interdisciplinar de trabalho e estejam comprometidas com a promoção dos indivíduos em uma aprendizagem significativa ao seu cotidiano. Realizando um entrecruzamento das contribuições teóricas de autores que se dedicaram ao assunto nas áreas da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia e do Teatro, e ainda, na experiência que obtive nas práticas de iniciação à docência como bolsista do PIBID – CS/UFRGS, este estudo revela a Experiência como um importante agente na significação de conteúdos; e no que diz respeito às Ciências Sociais, organiza o conhecimento dando relevância as ações dos indivíduos em relação às dinâmicas sociais. A Experiência é ressaltada neste trabalho por sua capacidade de ampliar a identidade dos sujeitos, seu conhecimento, sua sensibilidade, e sua condição no mundo, pois é no exercício da “experiência de si”, que o aluno tem a oportunidade de situar o seu aprendizado e se reconhecer em uma nova realidade de maneira crítica e potencialmente transformadora.pt_BR
dc.description.abstractThis work is mainly aimed to boost the concept of Experience in methodological practice of Social Sciences in High School highlighting the importance of subjectivity and student engagement in the Teaching-Learning process. This initiative is justified by choosing practices which are not only aligned with the epistemological principles related to Social Sciences, but that also consider an interdisciplinary perspective of work and are committed to the promotion of individuals in a meaningful learning in their daily lives. Conducting an intertwinement of theoretical contributions of authors who have dedicated themselves to the subject in the fields of Philosophy of Education, Sociology, Anthropology and Theater, and in the experience obtained as a scholarship student at the PIBID- Social Sciences/UFRGS, this study reveals Experience as an important agent in the signification of contents. In regard to Social Sciences, it organizes the knowledge giving relevance to the actions of individuals in relation to social dynamics. Experience is highlighted in this work for its ability to expand the identity of the subject, his knowledge, his sensitivity, and his condition in the world, because it is through the exercise of "self-experience" that the student has the opportunity to situate his learning and recognize himself in a new reality in a critical and potentially transformative way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectTeaching methodology of social sciencesen
dc.subjectParticipative methodologyen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSociology of experienceen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAnthropology of learningen
dc.titleSobre a experiência na prática metodológica de ensino das Ciências Sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954080pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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