Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGonzález, Rodrigo Stumpfpt_BR
dc.contributor.authorFürstenau, Brenda Bianca Rodrigues Jessept_BR
dc.date.accessioned2015-05-06T01:58:02Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115849pt_BR
dc.description.abstractA experiência democrática no Brasil é relativamente recente. O país viveu 21 anos de ditadura militar e há apenas 25 anos os eleitores do país podem eleger diretamente todos os seus representantes. Entretanto, ainda existe muito o que ser discutido em política, especialmente no que se refere ao processo de socialização política, que pode ser definido como a formação da identidade social do indivíduo e está relacionado com as crenças desenvolvidas em relação à política e às instituições. Este trabalho tem por objetivo comparar o comportamento dos jovens com relação à política, para verificar as diferenças de socialização política de adolescentes. Para isso foram entrevistados, através de instrumento de pesquisa tipo survey realizadas com alunos de terceiro ano de ensino médio, do turno da manhã em duas escolas de Porto Alegre, uma com histórico em participação política e localizada próxima à zona central da cidade e outra localizada na zona norte da capital. O papel das aulas de Sociologia no processo de socialização política também é discutido, levando em consideração que a escola é uma agência de socialização política secundária e que as instituições de ensino podem ser espaços para a troca de ideias e conhecimento nesse assunto, se houver planejamento e preparo.pt_BR
dc.description.abstractThe democratic experience in Brazil is relatively recent. The country went through 21 years of military dictatorship and there are only 25 years the country's voters can directly elect all representatives. However, there is still much to be discussed in politics, especially in relation to the political socialization process, which can be defined as the formation of the social identity of the individual and is related to the beliefs developed in relation to politics and institutions. This study aims to compare the behavior of high school students in relation to politics, in order to verify the differences in political socialization of adolescents. To achieve this objective were interviewed third-year high school students in two schools of Porto Alegre, one of them with history in political participation, and located close to the downtown area and the other located in the northern area of the capital, using survey research. The role of Sociology classes in political socialization process is also discussed, since the school is a secondary political socialization agency and educational institutions can be spaces for the exchange of ideas and knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectSocializationen
dc.subjectFormação políticapt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectSocialização políticapt_BR
dc.titleJuventude e comportamento político : uma análise comparativa entre duas escolas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954319pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem