Pedagoga e mediadora cultural : relação em espaços de formação
dc.contributor.advisor | Loponte, Luciana Gruppelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinez, Kelly Bernardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115825 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo se debruçou sobre a pedagogia e as artes visuais, a mediação cultural e a docência, no espaço formal e no espaço não-formal de ensino. Produzido diante da experiência em ambos os contextos, este ensaio pretendeu enfatizar a importância da atuação do pedagogo em espaços culturais, elencando as contribuições que este profissional pode acrescentar ao tratar com os públicos e promover diferentes iniciativas no âmbito das artes visuais, a partir da sua formação. Além disso, pretendeu valorizar a contribuição das artes visuais no contexto escolar, e enfatizar a função do mediador cultural, como ponto principal das discussões a que este texto se propôs. A culminância do estudo se deu na exposição de relatos, registros e experiências nesses espaços educativos e apontou como a pedagogia pode ser afetada pela arte e como as artes visuais podem ser afetadas pela pedagogia. A metodologia baseou-se em uma revisão teórica, abarcando temas ligados à educação e arte, às práticas pedagógicas, ao ensino da arte e a proposta da pedagogia e da arte em diferentes contextos. Ao tratar de educação, me apoiei em teóricos como Antônio Nóvoa, Celso dos S. Vasconcellos, Maria Bernadette C. Rodrigues e Paulo Freire. Ao tratar das artes visuais me amparei em Ana Mae Barbosa, Elliot Eisner, Herbert Read, Ivone M. Richter, José Gimeno Sacristán, Luiz Camnitzer, Luciana G. Loponte, Mirian Celeste Martins, Pablo Helguera, Rejane G. Coutinho e Rosa Iavelberg. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Espaço cultural | pt_BR |
dc.title | Pedagoga e mediadora cultural : relação em espaços de formação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000953652 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)