“Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens
dc.contributor.advisor | Barbosa, Maria Carmen Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Bartholomeu, Luciana de Souza Ávila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115811 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca reconhecer o pátio como um espaço educativo que contribui na construção das aprendizagens de crianças bem pequenas. Este estudo surgiu a partir das muitas inquietações para compreender as relações de aprendizagens vivenciadas no pátio e para refletir sobre a importância do contato com a natureza para as crianças bem pequenas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, é um estudo de caso que visa analisar as brincadeiras, interações e descobertas apresentadas pelas crianças no momento do pátio. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a observação participante, registro escrito, registro fotográfico e gravação de vídeos. O estudo teve como principais referenciais teóricos: Hohmann; Post (2003), que embasam o conceito de aprendizagem utilizado nesta pesquisa; Corsaro (2011) que ajuda a entender sobre a relação entre pares; Barbosa (2007) colaborando com as interações entre as crianças pequenas; Brock et al (2011) articulando sobre o brincar e por fim, Haddad; Horn (2013) que apresentam reflexões sobre o uso do pátio na Educação Infantil. Esta investigação teve como categorias de análise: as brincadeiras desenvolvidas pelas crianças e as descobertas feitas por eles. Ao analisar o material coletado, entendemos a importância do pátio, pois ele contribui para a socialização e a aprendizagem das crianças bem pequenas por meio das brincadeiras físicas com os objetos, das brincadeiras de faz de conta, das interações entre pares, das descobertas ligadas à natureza e da integração com as diversas áreas do conhecimento. Além disso, o contato com o ambiente externo propicia o despertar da curiosidade das crianças, e o brincar com as ciências torna-se interessante e primordial para uma aprendizagem significativa do mundo que as cerca. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Espaço físico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Recreio | pt_BR |
dc.title | “Hoje tem pátio?” : as crianças bem pequenas e as suas relações de aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000963590 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Pedagogia (1437)