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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorCosta, Kyanny Denardi dapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-05T01:58:32Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115808pt_BR
dc.description.abstractO presente texto resulta de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e situa-se no campo das pesquisas em Educação das relações étnico-raciais. Investiga especificamente as marcas de pertencimento étnico-racial negro de crianças dos anos iniciais de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual na cidade de Porto Alegre/RS. Esse estudo contemplou três objetivos principais, sendo eles: Identificar e analisar como os alunos da turma pesquisada constroem narrativas e produzem imagens de si e dos outros, numa perspectiva étnico-racial; Identificar e analisar quais marcas de representação étnico-raciais esses alunos narram e/ou produzem; Identificar e analisar narrativas culturais relacionadas aos afro-descendentes que perpassam as relações sociais na sala de aula observada. Adota uma abordagem metodológica do tipo qualitativa optando pelo estudo de caso com uso de análise documental, entrevistas, observações e propostas de investigação específicas para as produções e narrativas infantis. A primeira proposta incitou os alunos a produzir um autorretrato desenhando a si próprios; as demais sugeriram aos alunos a produção de desenhos sobre três obras de literatura infantil contemporânea, escolhidas pela potencialidade para criar reflexões acerca da temática étnico-racial a partir de seus personagens. A articulação teórica para a construção das análises foi embasada nos estudos de Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher e Maria Isabel Dalla Zen (2012) sobre “identidade étnico-racial”; igualmente o conceito de “identidade e diferença” referenciado pelos autores Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall (2012); as reflexões de Jorge Larrosa (1994) fundamentaram os conceitos de “narrativas” e “narrações” utilizados para compreender o que foi coletado nos desenhos e falas dos alunos. A coleta e análise dos dados resultou em considerações sobre a escola pesquisada, compreendida por experimenta fases de “invisibilidade” e de “negação”, conforme a proposição de Rosa Margarida de Carvalho Rocha (2009). Dessa forma, destaca-se nas conclusões do estudo, a ausência de práticas pedagógicas que discutam o tema das relações étnico-raciais. Tais evidência reforçam a importância e urgência do trabalho pedagógico que atenda à receptividade e implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, relativas obrigatoriedade do estudo das histórias e das culturas afro-brasileiras e indígenas e africanas nos currículos da Educação Básica. Essas leis que alteraram o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional apontam também para a educação antirracista e das relações étnico-raciais, compreendidas no contexto da luta pela promoção da equidade racial na sociedade brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titlePertencimento étnico-racial, negritude e literatura : narrativas e produções de crianças dos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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