Vivências de professora em contexto de educação inclusiva : desvendando cenas do cotidiano
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) busca problematizar a minha experiência de professora em contexto de educação inclusiva seguindo a análise dos estudos culturais a partir da filosofia da diferença, baseado nas leituras de SILVA (2009) e HALL (2000). Para coleta e análise dos dados segui a orientação dos estudos da cartografia sendo guiada por COSTA (2014) e atendendo as pistas “Cartografar é habitar um território existencial” de Johnny Alvarez e Eduardo Passos (2009) e “Cartografar é a ...
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) busca problematizar a minha experiência de professora em contexto de educação inclusiva seguindo a análise dos estudos culturais a partir da filosofia da diferença, baseado nas leituras de SILVA (2009) e HALL (2000). Para coleta e análise dos dados segui a orientação dos estudos da cartografia sendo guiada por COSTA (2014) e atendendo as pistas “Cartografar é habitar um território existencial” de Johnny Alvarez e Eduardo Passos (2009) e “Cartografar é acompanhar processos” de Laura Pozzana de Barros e Virgínia Kastrup (2009). Apresento trechos extraídos do meu diário de campo buscando um diálogo entre as situações cotidianas de sala de aula e a minha ação enquanto educadora, baseado num percurso de atuação docente referente ao primeiro semestre de 2014, em escola de educação infantil na relação de trabalho com aluno autista. Foi possível observar que na formação docente devemos estar disponíveis para os encontros e que podemos buscar um novo olhar sobre o que já está dado para que possamos perceber e atender as necessidades dos alunos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License