A importância da relação aluno-professor na aprendizagem
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (197 ...
O presente estudo busca refletir sobre a relação professor-aluno e como ela pode afetar a aprendizagem. Esta temática surgiu a partir das observações feitas durante o estágio obrigatório realizado em uma escola Municipal de Porto Alegre. Tem como objetivos: entender como ocorre a aprendizagem, compreender a relação professor-aluno e identificar as ações do professor que, dentro dessa relação, afetam a aprendizagem. Para isso, os autores que embasam este trabalho são Maturana (2009), Piaget (1972), Real (2007) e para embasar a estratégia de pesquisa utilizo Yin (2001) que trata sobre o estudo de caso. A metodologia utilizada foi a de anotações do Diário de Classe, observações realizadas durante o estágio e as memórias de acontecimentos marcantes desse período. Com isso, pude concluir que a relação professor-aluno precisa propiciar o reconhecimento do outro como legítimo outro para que ocorram aprendizagens amorosas. Além disso, o olhar do professor para o aluno necessita estar “limpo” de pré-conceitos e atento para explorar as potencialidades do mesmo. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License