Mostrar el registro sencillo del ítem
A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender
dc.contributor.advisor | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | Philippsen, Luisa de Baumont | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-05T01:58:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115775 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso objetiva revelar o uso ou o não uso de dispositivos móveis nas salas de aula como outro possível recurso pedagógico, bem como os programas e leis de fomento a essas tecnologias em âmbito nacional, estadual e municipal. A pesquisa insere-se no campo de educação e tecnologia e utiliza diversos conceitos atuais que auxiliam no entendimento deste tempo contemporâneo de Cultura Digital, tais como Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009), Cidadania Digital (LEMOS, 2004) e mídias móveis. O estudo é de abordagem qualitativa com um caráter descritivo, onde utilizo minhas experiências do estágio em docência na EJA, realizado no Município de Porto Alegre, e vivências como aluna do Ensino Superior. O entendimento dessa modalidade ocorreu por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) que apontam funções da EJA, dissertando acerca dos alunos peculiares que a frequentam, além de apresentar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como um recurso utilizado pelas escolas e na modalidade EAD. As análises constituídas neste estudo visam mostrar os dispositivos móveis com foco em smartphones e tablets como outro recurso pedagógico nas salas da EJA (em especial às turmas de anos iniciais), possibilitando mais dinâmica ao processo escolar de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A modalidade da EJA em tempos de cultura digital : entrecruzando histórias e possibilidades de ensinar e aprender | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000956734 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36671)Tesinas Pedagogía (1371)