“Professora, como posso ensinar?” : estratégias de trabalho em grupo na progressão das aprendizagens do Sistema de Escrita Alfabética
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta pesquisa situa-se no campo da educação, na área da alfabetização, e tem como principal objetivo refletir analiticamente sobre as aprendizagens na alfabetização construídas a partir de trabalhos em grupo em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. O referido estudo realizou-se na turma em que ocorreu o estágio obrigatório, no primeiro semestre do ano de 2014. A investigação é de abordagem qualitativa e caracteriza-se por ser um estudo de caso, realizad ...
Esta pesquisa situa-se no campo da educação, na área da alfabetização, e tem como principal objetivo refletir analiticamente sobre as aprendizagens na alfabetização construídas a partir de trabalhos em grupo em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Porto Alegre/RS. O referido estudo realizou-se na turma em que ocorreu o estágio obrigatório, no primeiro semestre do ano de 2014. A investigação é de abordagem qualitativa e caracteriza-se por ser um estudo de caso, realizado a partir de dois procedimentos metodológicos: encontros com grupo focal e análise documental das produções escritas da turma. Os conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky embasaram teoricamente as discussões sobre aprendizagem no trabalho em grupo; para abordar a alfabetização e as propriedades do sistema de escrita alfabética, utilizaram-se os estudos de Artur Morais. Após analisar as escritas, falas e desenhos das crianças, percebeu-se a importância do trabalho em grupo para a progressão dos alunos em relação à apropriação do sistema de escrita alfabética. O trabalho em grupo permitiu aos alunos a realização de produções coletivas visando não apenas a construção das aprendizagens sobre o sistema de escrita, como também promoveu significativas interações sociais, baseadas em relações de afeto e na conquista da autonomia, que tiveram efeitos na diminuição de conflitos entre os alunos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Pedagogía (1401)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License