Mostrar el registro sencillo del ítem
Eu gosto de música porque me deixa feliz !!! : marcas identitárias musicais de alunos dos anos iniciais - um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Garbin, Elisabete Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Camila de Melo Gazola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-01T01:58:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115752 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação de conclusão de curso trata de um tema que está intensamente presente na vida de cada aluno, mas que ainda parece ser negado ou silenciado nas escolas: as preferências musicais de alunos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os consumos musicais de tais alunos, inventariando e analisando quais as principais marcas de pertencimento desses consumos nas suas falas e representações. O estudo busca, ainda, problematizar o que mais os interpela na construção dos seus consumos musicais e constitui suas representações sobre música. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, organizado em três encontros em uma escola da rede estadual de Porto Alegre/ RS em um 4º Ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2014. Para constituir a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Garbin (2005), Maffioletti (1993), Subtil (2006), Souza (2011) e Torres (2003), dentre outros. Após a construção dos dados, foram definidas quatro Cenas para análises, a saber: Cena 1 - Marcas identitárias musicais construídas através da mídia; Cena 2 - Marcas da escrita musical nas representações imagéticas dos alunos; Cena 3- Música midiática e finalmente, Cena 4 - Datas comemorativas. À guisa de conclusão, foi constatado que se torna imprescindível aproximarmo-nos das funções destes artefatos, a fim de qualificar a prática docente e compreender melhor a presente geração na medida em que suas marcas identitárias musicais se fazem presentes nas Cenas escolares cada vez mais recorrentes e cabe à escola a função de ressignificar e potencializar pedagogicamente tais práticas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Eu gosto de música porque me deixa feliz !!! : marcas identitárias musicais de alunos dos anos iniciais - um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955781 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Pedagogía (1401)