Eu gosto de música porque me deixa feliz !!! : marcas identitárias musicais de alunos dos anos iniciais - um estudo de caso
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta investigação de conclusão de curso trata de um tema que está intensamente presente na vida de cada aluno, mas que ainda parece ser negado ou silenciado nas escolas: as preferências musicais de alunos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os consumos musicais de tais alunos, inventariando e analisando quais as principais marcas de pertencimento desses consumos nas suas falas e representações. O estudo busca, ainda, problematizar o que mais os interpela na construção dos seus consumos m ...
Esta investigação de conclusão de curso trata de um tema que está intensamente presente na vida de cada aluno, mas que ainda parece ser negado ou silenciado nas escolas: as preferências musicais de alunos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os consumos musicais de tais alunos, inventariando e analisando quais as principais marcas de pertencimento desses consumos nas suas falas e representações. O estudo busca, ainda, problematizar o que mais os interpela na construção dos seus consumos musicais e constitui suas representações sobre música. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso de cunho etnográfico, organizado em três encontros em uma escola da rede estadual de Porto Alegre/ RS em um 4º Ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2014. Para constituir a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Garbin (2005), Maffioletti (1993), Subtil (2006), Souza (2011) e Torres (2003), dentre outros. Após a construção dos dados, foram definidas quatro Cenas para análises, a saber: Cena 1 - Marcas identitárias musicais construídas através da mídia; Cena 2 - Marcas da escrita musical nas representações imagéticas dos alunos; Cena 3- Música midiática e finalmente, Cena 4 - Datas comemorativas. À guisa de conclusão, foi constatado que se torna imprescindível aproximarmo-nos das funções destes artefatos, a fim de qualificar a prática docente e compreender melhor a presente geração na medida em que suas marcas identitárias musicais se fazem presentes nas Cenas escolares cada vez mais recorrentes e cabe à escola a função de ressignificar e potencializar pedagogicamente tais práticas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License