Mulheres adultas maduras e idosas na EJA : caminhos e perspectivas no retorno à escola
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão acerca da escolarização de mulheres adultas maduras e idosas de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos. Através da análise de suas trajetórias de vida, a autora busca compreender os motivos e as expectativas dessas mulheres no retorno à vida escolar. O tema abordado na pesquisa nasceu durante a realização do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, partindo das observações durante a prática docente ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão acerca da escolarização de mulheres adultas maduras e idosas de uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos. Através da análise de suas trajetórias de vida, a autora busca compreender os motivos e as expectativas dessas mulheres no retorno à vida escolar. O tema abordado na pesquisa nasceu durante a realização do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, partindo das observações durante a prática docente e da aproximação com as alunas. A pesquisa de abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, foi realizada com quatro alunas estudantes de uma Escola Estadual na cidade de Porto Alegre. Os referenciais do presente trabalho se apoiam nos teóricos estudados durante a graduação com revisão teórica das questões relacionadas à Gerontologia Educacional, à Educação de Jovens e Adultos e no Parecer CNE/CEB 11/2000. Os dados obtidos nas entrevistas foram transcritos e analisados. O trabalho precoce, a ausência de escola ou difícil acesso a ela se apresentaram como principais fatores de exclusão escolar na infância. O tempo livre, a busca por um espaço de socialização e a alfabetização se apresentaram como os principais motivadores para o retorno à escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1414)
Este item está licenciado na Creative Commons License