A dança e a cultura gaúcha como prática pedagógica na educação infantil
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes ( ...
O presente estudo aborda o tema Danças Gaúchas na Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre os motivos que levam o gaúcho a ter orgulho de suas raízes e compreender que significados atribuem às práticas culturais sul-rio-grandenses. O estudo é guiado pelas seguintes questões: que significados os professores atribuem às suas experiências ligadas ao tradicionalismo gaúcho? Que papel desempenha a escola na transmissão e preservação da cultura gaúcha? Apoiada principalmente em Fagundes (1994), Rogoff (2005) e Maffioletti (2008 e 2012), defendo a importância da dança não apenas como forma de difusão cultural, mas como prática essencial para o desenvolvimento infantil e socialização das crianças pequenas. A pesquisa situa-se no campo qualitativo, adotando a perspectiva narrativa como forma de obter as informações referentes ao estudo pretendido. O trabalho envolve, além da pesquisa bibliográfica, o registro narrativo de minhas experiências de professora referentes ao tema e entrevista narrativa realizada com três professores estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todo o material recolhido foi analisado com base em dimensões extraídas do próprio material, conforme sugerem os autores Jovcheloitch e Bauer (2002) e Bolívar (2012). Os resultados do presente estudo poderão provocar reflexões sobre a seriedade do tema enquanto oportunidade de formação de crianças pequenas e orientar quanto a possíveis iniciativas no que se refere aos aspectos didáticos e pedagógicos das comemorações desenvolvidas na escola. O estudo apresenta argumentação teórica que poderá fundamentar a importância do ensino da dança tradicional gaúcha na Educação Infantil. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License