As relações entre DCNEI e a educação personalizada
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educaç ...
Este trabalho de conclusão de curso se propõe analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil se articulam com a Educação Personalizada e a Educação Oportuna de uma escola de educação infantil, a partir de uma experiência de estágio obrigatório realizada no 7° semestre do curso de Pedagogia da UFRGS no primeiro semestre do ano letivo de 2014. Estabelecendo, para tanto, dois objetivos principais: compreender e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta de Educação Personalizada e a metodologia de trabalho da Educação Oportuna e refletir sobre a minha prática como docente, dentro desta proposta de Educação. Dentro da abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, optei pelo estudo de caso, a partir do qual analiso as práticas pedagógicas vivenciadas por mim dentro de uma escola que utiliza a Educação Personalizada. Para tanto utilizo meu relatório de estágio para subsidiar minhas análises, bem como o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e livros e materiais que estudam a Educação Personalizada e a Educação Oportuna. Para isso utilizo o conceito de criança e currículo como categorias de análise desta pesquisa, buscando relacioná-los com a minha experiência de estágio docente. Como reflexões finais o estudo destacou a importância de um tempo de aula maior, para a concretização desta proposta de educação, bem como de um acompanhamento pedagógico constante e rico na formação de professores. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License