Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos
dc.contributor.advisor | Sanseverino, Antônio Marcos Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Puchalski, Francine Bystronski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-30T01:59:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115692 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar e explorar alguns aspectos importantes relacionados ao ensino de Literatura e à formação do leitor literário, tendo como objeto a inserção do conto em materiais didáticos voltados ao Ensino Médio. O trabalho foi dividido da seguinte forma: primeiramente, foram feitas considerações gerais sobre o ensino de literatura. A seguir, foram propostas reflexões sobre o gênero conto, a fim de constatar como a leitura deste gênero literário contribui para a formação do leitor. Por fim, foi realizada uma descrição e análise parcial de dois livros didáticos da área de Língua Portuguesa e Literatura. Os livros foram analisados separadamente e comparativamente, tanto em relação aos seus aspectos gerais, quanto aos capítulos em que o conto aparece como foco de estudo. Dessa forma, buscou-se verificar abordagens possivelmente utilizadas em um trabalho com o conto em sala de aula. A partir desta pesquisa, constatou-se que o livro didático pode ser considerado um suporte útil (mas não o único) na promoção de atividades e estratégias relevantes, tanto para o professor no planejamento das aulas, quanto para o aluno no que concerne à sua formação como leitor. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo tuvo como objetivo analizar y examinar algunos aspectos importantes relacionados a la enseñanza de literatura y a la formación del lector literario, teniendo como objeto la inserción del cuento en materiales didácticos dirigidos a la Enseñanza Media. El trabajo fue dividido de la siguiente manera: en primer lugar, fueron hechas consideraciones generales sobre la enseñanza de literatura. A continuación, fueron propuestas reflexiones sobre el género cuento con la finalidad de constatar cómo su lectura contribuye a la formación del lector. Por último, se llevó a cabo una descripción y análisis parcial de dos libros didácticos en el área de Lengua Portuguesa y Literatura. Los libros fueron analizados de forma separada y comparativa, en relación a sus aspectos generales y a los capítulos en los cuales el cuento surge como objeto de estudio. Por lo tanto, se verificaron abordajes posiblemente utilizados en un trabajo con el cuento en sala de clase. A partir de esta investigación, se concluyó que el libro didáctico puede ser considerado un soporte útil (pero no el único) en la promoción de actividades y estrategias pertinentes, tanto para el docente en la planificación de las clases, como para el alumno con respecto a su formación como lector. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de literatura | es |
dc.subject | Formación del lector | es |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cuento | es |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Libro didáctico | es |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.title | Perspectivas para o ensino de literatura : o espaço do gênero conto e sua abordagem em livros didáticos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000956352 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1179)