Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem
dc.contributor.advisor | Garcez, Pedro de Moraes | pt_BR |
dc.contributor.author | Rolim, Rosmari de Matos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-29T02:00:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115673 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a trajetória de uma acadêmica construindo a identidade como professora em sua primeira experiência docente. O propósito dessa apresentação é contribuir para os registros de práticas de educação linguística e compartilhar conhecimentos que possam ser relevantes aos acadêmicos e professores de Letras. A exposição dessa memória pretende suscitar reflexões, evidenciar dificuldades e questionar mitos e práticas tradicionais de ensino de Língua Portuguesa e de Redação, apontando possibilidades de boas práticas. O relato tem início com a experiência da acadêmica de Letras descobrindo-se como educadora a partir de uma questão colocada em uma disciplina do currículo da licenciatura. Ao aplicar os conhecimentos construídos a partir desse período de sua formação, como professora de Redação em um curso pré-vestibular, evidencia-se o conflito entre a visão do ensino dessa educadora e as expectativas de aprendizagem dos alunos. A constatação de que esse conflito engessa a prática de alunos e de professores levou à elaboração de uma proposta didática que, ao colocar os alunos em ação pela linguagem, criou oportunidades de superação do medo da escrita. O detalhamento da proposta, alguns resultados de sua aplicação e as considerações sobre o desenvolvimento do processo encerram a exposição. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo presenta la trayectoria de una académica construyendo la identidad como profesora en su primera experiencia docente. El propósito de esa presentación es contribuir a los registros de prácticas de enseñanza lingüística y compartir conocimientos que puedan ser relevantes a los académicos y profesores de Letras. Esta exposición memorial pretende promover reflexiones, evidenciar dificultades y cuestionar mitos y prácticas tradicionales de la enseñanza de Lengua Portuguesa y de Redacción, señalando buenas prácticas posibles. El relato comienza con la experiencia de la académica de Letras descubriéndose como educadora a partir de una cuestión puesta en una asignatura del currículo de la licenciatura. Al emplear los conocimientos construidos a partir de este periodo de la formación como profesora de Redacción en un curso preuniversitario, quedó evidente el conflicto entre la visión de la enseñanza de esta educadora y las expectativas de aprendizaje de los estudiantes. El hecho de que esto detiene la práctica de los estudiantes y profesores llevó al desarrollo de una propuesta didáctica que, al poner a los estudiantes en acción por el lenguaje, creó oportunidades de superar el miedo a la escritura. Los detalles de la propuesta, algunos resultados de su aplicación y las consideraciones sobre el desarrollo del proceso cierran la exposición. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Enseñanza lingüística | es |
dc.subject | Uso da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetismo | es |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Lengua portuguesa | es |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Redacción | es |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Educacao e linguistica | pt_BR |
dc.subject | Uso del lenguaje | es |
dc.title | Redação no curso pré-vestibular popular : oportunidades e possibilidades de práticas de ensino/aprendizagem de língua numa perspectiva de ação social pela linguagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955383 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1179)