Relato reflexivo sobre o ensino de um gênero discursivo dentro de um projeto de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Simões, Luciene Juliano | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinto, Tess Simas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-29T02:00:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115669 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva fazer um relato reflexivo e propor o aprimoramento de um projeto de aprendizagem desenvolvido em dupla na disciplina ―Estágio de Docência em Português I‖. Primeiramente, registra-se o percurso realizado para definir a estrutura e as perguntas centrais desta monografia, numa seção que se pretende útil para os que futuramente forem escrever monografias a partir da experiência de estágio curricular. Em seguida, apresenta-se o contexto do estágio: metodologia utilizada, demandas das professoras da universidade e do colégio, espaço físico disponível e alunos envolvidos. Na sequência, são discutidas alterações no projeto, antes e depois de ele ter sido desenvolvido, no que diz respeito à demanda de produção textual, à diagramação das folhas entregues aos alunos, ao enunciado das tarefas e à dinâmica das aulas. Espera-se que esta monografia dialogue com outros professores, tanto por compartilhar uma metodologia e uma ideia de projeto quanto pelo convite a uma reflexão acerca do seu planejamento e replanejamento. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ce travail a pour objectif de faire un rapport réfléchissant et de proposer l‘amélioration d‘un projet d‘apprentissage développé en bînome lors de la discipline ―Estágio de Docência em Português I‖ (stage d‘enseignement en portugais I). D‘abord, on enregistre le parcours suivi pour définir la structure et les questions centrales de ce mémoire dans une partie qui vise à être utile pour ceux qui auront envie d‘écrire un mémoire à partir d‘une expérience de stage curriculaire. Ensuite, on présente le contexte du stage : la méthodologie employée, les demandes des enseignantes de l‘université et du collège, l‘espace physique disponible et les élèves concernés. Puis, on discute des modifications dans le projet, avant et après son développement, en ce qui concerne la demande de production textuelle, la mise en page des feuilles rendues aux élèves, les consignes des tâches et la dynamique des cours. On espère que ce mémoire dialogue avec d‘autres enseignants, à la fois grâce au partage d‘une méthodologie et d‘une idée de projet et à l‘invitation à une réflexion sur sa planification et sa replanification. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estágio curricular | pt_BR |
dc.subject | Projets d‘apprentissage | en |
dc.subject | Stage d‘enseignement | en |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Planification | en |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.title | Relato reflexivo sobre o ensino de um gênero discursivo dentro de um projeto de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000963961 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1210)