Show simple item record

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorPinto, Tess Simaspt_BR
dc.date.accessioned2015-04-29T02:00:09Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115669pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva fazer um relato reflexivo e propor o aprimoramento de um projeto de aprendizagem desenvolvido em dupla na disciplina ―Estágio de Docência em Português I‖. Primeiramente, registra-se o percurso realizado para definir a estrutura e as perguntas centrais desta monografia, numa seção que se pretende útil para os que futuramente forem escrever monografias a partir da experiência de estágio curricular. Em seguida, apresenta-se o contexto do estágio: metodologia utilizada, demandas das professoras da universidade e do colégio, espaço físico disponível e alunos envolvidos. Na sequência, são discutidas alterações no projeto, antes e depois de ele ter sido desenvolvido, no que diz respeito à demanda de produção textual, à diagramação das folhas entregues aos alunos, ao enunciado das tarefas e à dinâmica das aulas. Espera-se que esta monografia dialogue com outros professores, tanto por compartilhar uma metodologia e uma ideia de projeto quanto pelo convite a uma reflexão acerca do seu planejamento e replanejamento.pt_BR
dc.description.abstractCe travail a pour objectif de faire un rapport réfléchissant et de proposer l‘amélioration d‘un projet d‘apprentissage développé en bînome lors de la discipline ―Estágio de Docência em Português I‖ (stage d‘enseignement en portugais I). D‘abord, on enregistre le parcours suivi pour définir la structure et les questions centrales de ce mémoire dans une partie qui vise à être utile pour ceux qui auront envie d‘écrire un mémoire à partir d‘une expérience de stage curriculaire. Ensuite, on présente le contexte du stage : la méthodologie employée, les demandes des enseignantes de l‘université et du collège, l‘espace physique disponible et les élèves concernés. Puis, on discute des modifications dans le projet, avant et après son développement, en ce qui concerne la demande de production textuelle, la mise en page des feuilles rendues aux élèves, les consignes des tâches et la dynamique des cours. On espère que ce mémoire dialogue avec d‘autres enseignants, à la fois grâce au partage d‘une méthodologie et d‘une idée de projet et à l‘invitation à une réflexion sur sa planification et sa replanification.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectProjets d‘apprentissageen
dc.subjectStage d‘enseignementen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectPlanificationen
dc.subjectProjetopt_BR
dc.titleRelato reflexivo sobre o ensino de um gênero discursivo dentro de um projeto de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963961pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record