Mostrar el registro sencillo del ítem
Elaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opinião
dc.contributor.advisor | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.contributor.author | Pasin, Natália Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-29T02:00:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115667 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve o processo de elaboração de uma tarefa pedagógica para a disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o desenvolvimento de uma grade de avaliação a partir dos textos produzidos em resposta à tarefa elaborada. Acreditando que a construção da proficiência escrita pode acontecer a partir da tarefa utilizada e dos subsídios que ela dá para que o aluno possa aprender a escrever de forma proficiente, contamos aqui como foi nosso trabalho de desenvolvimento de uma tarefa de leitura e produção textual para o gênero artigo de opinião. Percebendo também, no processo de construção da proficiência textual, a importância dos métodos de avaliação, apresentamos aqui também os nossos objetivos para o desenvolvimento da grade de avaliação para o gênero em questão e os procedimentos utilizados em sua elaboração. Neste trabalho, mostramos o percurso teórico considerado no processo de elaboração da tarefa de leitura e produção escrita e no desenvolvimento da grade de avaliação e explicitamos o porquê de termos optado por trabalhar dessa forma. | pt_BR |
dc.description.abstract | Questa tesi di laurea descrive il processo di elaborazione di un’unità didattica per la disciplina Leitura e Produção Textual del corso di Lettere della Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e la creazione di una griglia di valutazione fatta a seconda dei testi prodotti come risposta all’attività elaborata. Ritenendo che la costruzione della competenza scritta può dipendere dall’unità didattica utilizzata e dai sussidi che essa dà perché lo studente possa imparare a scrivere in modo efficace, raccontiamo qui come fu il nostro lavoro di creazione di un’unità didattica di lettura e produzione di testo nel genere articolo di opinione. Comprendendo l’importanza dei metodi valutativi nel processo di costruzione della competenza testuale, presentiamo qui i nostri obiettivi per l’elaborazione della griglia di valutazione per il genere in questione e le procedure usate nel suo svolgimento. In questo lavoro, mostriamo il percorso teorico considerato durante il processo di elaborazione dell’unità didattica di lettura e produzione scritta e nello sviluppo della griglia di valutazione ed esplicitiamo i motivi di aver scelto questo metodo lavorativo. | it |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Elaborazione di attività di lettura e produzione di testo | it |
dc.subject | Artigo de opinião | pt_BR |
dc.subject | Griglia di valutazione | it |
dc.subject | Leitura e produção textual | pt_BR |
dc.subject | Genere articolo di opinione | it |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | Elaboração de tarefa didática e grade de avaliação para leitura e escrita de artigo de opinião | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000963837 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36652)Tesinas Letras (1206)