Show simple item record

dc.contributor.authorMarques, Fernanda Martinspt_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-28T01:58:26Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115628pt_BR
dc.description.abstractFundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por cinco díades de crianças de cinco anos de idade que frequentavam a pré-escola. Cenas e instruções organizadas em três sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que as crianças destacaram o brincar, as atividades, o espaço físico, os professores e as regras em suas concepções sobre a escola. Esses achados indicam a importância de se pensar quais espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractBased on the cultural historical perspective of human development, this investigation aimed at understanding children’s concepts about preschool. The sample was composed of fi ve 5-year-old dyads enrolled in preschool. Scenes and instructions organized along three play sessions were used to elicit episodes compatible with the questions of the study. Thematic content analysis was used to analyze the data. The results showed that play, school activities, characteristics of the physical environment, teachers and school rules were highlighted by children regarding their conceptions about school. These fi ndings show the importance of thinking which spaces and opportunities preschools are actually providing for children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 26, n. 2 (2013), p. 414-421.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildren’s conceptionsen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectPlayen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectComportamento de brincarpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.titleA escola de educação infantil na perspectiva das criançaspt_BR
dc.title.alternativeThe preschool from the perspective of children en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000941975pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record