Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Cláudia Sampaio Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Paola Braga Meyerpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-25T01:58:21Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-3390pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115595pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou relações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em formandos universitários, assim como suas percepções sobre o mercado de trabalho. Participaram 131 estudantes de um curso de Engenharia Civil. Os instrumentos utilizados foram um questionário desenvolvido para a pesquisa e escalas de desenvolvimento de carreira. Avaliações otimistas em relação ao mercado de trabalho estiveram relacionadas com maior lócus de controle interno para as tarefas de inserção profi ssional e com o comprometimento de carreira. Experiências de estágio mais satisfatórias estiveram associadas a maiores níveis de autoefi cácia profi ssional, decisão de carreira e exploração, bem como à percepção de desenvolvimento de competências técnicas e transversais de trabalho a partir do estágio. Implicações dos resultados são discutidas.pt
dc.description.abstractThis study aimed to investigate relationships between apprenticeship experiences and career development indicators with senior college students, as well as their perceptions of the labor market. Participants were 131 Civil Engineering senior students. The instruments used were a questionnaire developed for this research and career development scales. Optimistic evaluations of the labor market were associated with higher inner locus of control related to job seeking tasks and higher career commitment. Higher levels of satisfaction with apprenticeship experiences were associated with higher levels of job self-effi cacy, career decision, and exploration, as well as with perception of development of technical and transferable skills related to the apprenticeship. Implications of the fi ndings are discussed.en
dc.description.abstractEste estudio investigó relaciones entre experiencias de prácticas e indicadores de desarrollo de carrera en estudiantes universitarios, así como sus percepciones sobre el mercado de trabajo. Participaron 131 estudiantes de un curso de Ingeniería Civil. Los instrumentos utilizados fueron un cuestionario desarrollado para la investigación y escalas de desarrollo de carrera. Las evaluaciones optimistas con relación al mercado de trabajo estuvieron relacionadas con mayor locus de control interno para las tareas de inserción profesional y con el comprometimiento de carrera. Las experiencias de prácticas más satisfactorias estuvieron asociadas a mayores niveles de auto efi cacia profesional, decisión de carrera y aprovechamiento, así como a la percepción de desarrollo de competencias técnicas y transversales de trabajo a partir de la práctica. Se discuten implicaciones de los resultados.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de orientação profissional. São Paulo. Vol. 14, n. 1 (jan./jun. 2013), p. 35-46.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectUniversity studentsen
dc.subjectDesenvolvimento de carreirapt_BR
dc.subjectCareer educationen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectDesarrollo profesionales
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectEstudiantes universitarioses
dc.subjectFormación profesionales
dc.titleRelações entre experiências de estágio e indicadores de desenvolvimento de carreira em universitáriospt_BR
dc.title.alternativeRelationships between apprenticeship experiences and career development indicators with university students en
dc.title.alternativeRelaciones entre experiencias de prácticas e indicadores de desarrollo de carrera en universitarios es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000941043pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record