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dc.contributor.authorHaubrich, Paula Lopes Gomidept_BR
dc.contributor.authorSilva, Cristiane Trivisiol dapt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.contributor.authorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-24T01:58:58Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2446-4813pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115553pt_BR
dc.description.abstractO texto tem como objetivo analisar e refletir a respeito das Residências Multiprofissionais em Saúde enquanto espaço privilegiado para a aplicação dos princípios da Educação Permanente em Saúde no Brasil. Trata-se de uma revisão narrativa, em que foram consultados artigos e capítulos de livros, publicados no Brasil e no exterior, nos últimos dez anos, a fim de se construir uma análise que permita compreender as facilidades e as dificuldades para a efetivação do quanto preconizado pelas políticas públicas nacionais sobre a formação em serviço em saúde. As reflexões, de maneira geral, apontam para a potência das Residências Multiprofissionais como processos de formação em serviço em consonância com o arcabouço teórico da Educação Permanente em Saúde. No entanto, outras destacam as fragilidades existentes na consolidação das Residências, decorrentes do arcabouço legal, da baixa representatividade dos diversos atores que dela participam e da dificuldade de superar as tensões e binarismos existentes entre educação e(m) serviço no campo da saúde.pt_BR
dc.description.abstractIl testo analizza e riflettere sui corsi di Specializzazione Multiprofessionale in Salute brasiliani, quali spazi privilegiati per l’applicazione dei principi dell’Educazione Permanente in Salute. Il lavoro è il risultato di una recensione narrativa, per la quale sono stati consultati articoli e capitoli di libro pubblicati nell’arco degli ultimi 10 anni in Brasile e all’estero. L’analisi si è focalizzata sulla comprensione dei punti di forza e sulle difficoltà dell’applicazione delle politiche pubbliche e delle raccomandazioni a riguardo della formazione in servizio. In generale, le riflessioni raccolte, indicano da un lato l’appropriatezza delle Specializzazioni Multiprofessionali quali processi di formazione in servizio ed in consonanza con il quadro teorico dell’Educazione Permanente in Salute; e dall’altro individuano nel quadro giuridico, nella scarsa rappresentatività dei diversi attori che partecipano al processo, e nelle difficoltà nel superare le tensioni e binarismi tra formazione e formazione in servizio nel campo della salute i punti deboli che ostacolano il consolidamento delle Specializzazioni.it
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2015), p. 47-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducazione permanente in saluteit
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectResidência multiprofissional em saúdept_BR
dc.subjectSpecializzazione multiprofessionale in saluteit
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducazione sanitariait
dc.subjectEducação continuada : Saúdept_BR
dc.titleIntenções entre tensões : as residências multiprofissionais em saúde com o locus privilegiado da educação permanente em saúdept_BR
dc.title.alternativeUnderstanding between stresses : the multidisciplinary residences in health as a privileged locus to the permanent health educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000964369pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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