Ensaio cartográfico, relatando a vivência da implantação de um projeto de educação permanente : o projeto caminhos do cuidado
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho visa relatar a experiência do momento de implantação do projeto Caminhos do Cuidado que é uma das ações do plano “Crack é possível vencer” dentro do eixo do Cuidado, de responsabilidade do Ministério da Saúde com a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGETS) em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)do Rio de Janeiro e com o Grupo Hospitalar Conceição(GHC) do Rio Grande do Sul. Pretende-se narrar a constituição da equipe Nacional at ...
O presente trabalho visa relatar a experiência do momento de implantação do projeto Caminhos do Cuidado que é uma das ações do plano “Crack é possível vencer” dentro do eixo do Cuidado, de responsabilidade do Ministério da Saúde com a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGETS) em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)do Rio de Janeiro e com o Grupo Hospitalar Conceição(GHC) do Rio Grande do Sul. Pretende-se narrar a constituição da equipe Nacional até o momento do inicio da constituição das equipes estaduais. O material de análise para este relato são as Atas e relatórios dos encontros que trazem o desenho da organização inicial para implantação do projeto. O projeto organizou-se através de um Grupo Condutor que é composto pelo DEGES/MS, Áreas Técnicas da Saúde Mental e Departamento de Atenção Básica/MS, ICICT/Fiocruz e Escola GHC, que constituem uma Coordenação Executiva para a operacionalização e execução do mesmo. Em função da magnitude do projeto formam-se equipes para trabalharem articuladamente tendo como base o projeto pedagógico, estas equipes denominadas como Coordenação de Infra Estrutura, Coordenação de Comunicação, Coordenação Acadêmica, Coordenação Pdagógica e Coordenações Macro regionais. Estrutura-se pela presença das coordenações macrorregiões nas regiões do país, Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste que trabalham para a articulação junto as ETSUS, AB, SM dos Estados e pela indicação destes parceiros constitui-se as equipes e coordenações estaduais. O relato desta experiência apresentará que a execução deste projeto pressupos a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas do SUS, as áreas de saúde mental, atenção básica dos três entes federativos e os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde. O projeto tem por objetivo oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem (ATEnf) por equipe de saúde da família, em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas totalizando 290.760 alunos até dezembro de 2014. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Coleções
-
Ciências Humanas (1950)
Este item está licenciado na Creative Commons License