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Ensaio cartográfico, relatando a vivência da implantação de um projeto de educação permanente : o projeto caminhos do cuidado
dc.contributor.advisor | Moraes, Marielly de | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Edelves Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:58:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115473 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa relatar a experiência do momento de implantação do projeto Caminhos do Cuidado que é uma das ações do plano “Crack é possível vencer” dentro do eixo do Cuidado, de responsabilidade do Ministério da Saúde com a coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SEGETS) em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ)do Rio de Janeiro e com o Grupo Hospitalar Conceição(GHC) do Rio Grande do Sul. Pretende-se narrar a constituição da equipe Nacional até o momento do inicio da constituição das equipes estaduais. O material de análise para este relato são as Atas e relatórios dos encontros que trazem o desenho da organização inicial para implantação do projeto. O projeto organizou-se através de um Grupo Condutor que é composto pelo DEGES/MS, Áreas Técnicas da Saúde Mental e Departamento de Atenção Básica/MS, ICICT/Fiocruz e Escola GHC, que constituem uma Coordenação Executiva para a operacionalização e execução do mesmo. Em função da magnitude do projeto formam-se equipes para trabalharem articuladamente tendo como base o projeto pedagógico, estas equipes denominadas como Coordenação de Infra Estrutura, Coordenação de Comunicação, Coordenação Acadêmica, Coordenação Pdagógica e Coordenações Macro regionais. Estrutura-se pela presença das coordenações macrorregiões nas regiões do país, Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste que trabalham para a articulação junto as ETSUS, AB, SM dos Estados e pela indicação destes parceiros constitui-se as equipes e coordenações estaduais. O relato desta experiência apresentará que a execução deste projeto pressupos a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas do SUS, as áreas de saúde mental, atenção básica dos três entes federativos e os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde. O projeto tem por objetivo oferecer formação para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Brasil e um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem (ATEnf) por equipe de saúde da família, em saúde mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas totalizando 290.760 alunos até dezembro de 2014. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Ensaio cartográfico, relatando a vivência da implantação de um projeto de educação permanente : o projeto caminhos do cuidado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000955563 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde | pt_BR |
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Ciencias Humanas (1949)