Intersecções da temática segurança do paciente no Curso Técnico de Enfermagem da Escola GHC
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Os erros associados à assistência parecem ser preocupações de longa data, visto que Hipócrates, no século IV a.C., e Florence Nightingale no século XVII, já discutiam o princípio de não causar dano. Com o avanço dos estudos sobre eventos adversos, e o incremento de evidências sobre a influência da formação profissional com o enfoque na segurança do paciente na redução dos danos causados aos pacientes, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, sendo um de seus ob ...
Os erros associados à assistência parecem ser preocupações de longa data, visto que Hipócrates, no século IV a.C., e Florence Nightingale no século XVII, já discutiam o princípio de não causar dano. Com o avanço dos estudos sobre eventos adversos, e o incremento de evidências sobre a influência da formação profissional com o enfoque na segurança do paciente na redução dos danos causados aos pacientes, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, sendo um de seus objetivos a inclusão do tema na formação dos profissionais de saúde brasileiros. O objetivo desse trabalho foi, a partir de uma análise documental, discutir como a temática de segurança do paciente proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através do “Patient Safety Curriculum Guide: Multi-professional Edition”, pode se relacionar com o Projeto Político Pedagógico do Curso técnico em enfermagem da Escola GHC. Encontrou-se diversas possibilidades de inclusão da temática, oportunizando a inclusão dos 11 tópicos de segurança do paciente propostos pela OMS. Ressaltase, no entanto, que existe uma necessidade de capacitação dos docentes para o trabalho com a temática proposta, uma vez que para a maioria deles a segurança do paciente não foi um assunto presente em sua formação. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúde.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License