As ironias caleidoscópicas de Kleist em O Noivado em Santo Domingo
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Data
2011Tipo
Outro título
Kleist's kaleidoscopic irony in Betrothal in Santo Domingo
Assunto
Abstract
This article presents an analysis of Kleist‟s last novella, Betrothal in Santo Domingo. Instead of concentrating our attention on the sentimental plot, our approach will focus on the first third of the text, which prepares the development of the passionate love between the European official Gustav and the mestice girl Toni. A few historical and biographical aspects referring to the time when Kleist wrote this novella will illuminate Kleist‟s artful use of irony and his subtle dramatization of h ...
This article presents an analysis of Kleist‟s last novella, Betrothal in Santo Domingo. Instead of concentrating our attention on the sentimental plot, our approach will focus on the first third of the text, which prepares the development of the passionate love between the European official Gustav and the mestice girl Toni. A few historical and biographical aspects referring to the time when Kleist wrote this novella will illuminate Kleist‟s artful use of irony and his subtle dramatization of highly complex feelings and thoughts. A critical presentation of the bibliography gives a synthetic picture of Kleist-studies in the past decades. ...
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da última novela de Kleist, O Noivado em Santo Domingo. Em vez de concentrar a atenção sobre o enredo passional, abordaremos a crise da forma narrativa suspensa entre crônica, novela e romance. Realçaremos os conflitos políticos e culturais que afloram desde o primeiro terço da narrativa, antes da eclosão da paixão entre o oficial europeu Gustav e a mestiça Toni. No centro da análise está o uso irônico dos dados históricos e biográficos da época em que Kleist e ...
Este artigo apresenta uma análise da última novela de Kleist, O Noivado em Santo Domingo. Em vez de concentrar a atenção sobre o enredo passional, abordaremos a crise da forma narrativa suspensa entre crônica, novela e romance. Realçaremos os conflitos políticos e culturais que afloram desde o primeiro terço da narrativa, antes da eclosão da paixão entre o oficial europeu Gustav e a mestiça Toni. No centro da análise está o uso irônico dos dados históricos e biográficos da época em que Kleist escreveu esta obra (inspirado pelos acontecimentos políticos em Santo Domingo, na França e na Alemanha da primeira década do século 19). A perspectiva valoriza a arte e a maestria com que Kleist dramatiza sentimentos extremamente complexos que sugerem inúmeros pensamentos implícitos. Uma apresentação crítica da bibliografia das últimas décadas completa o ensaio. ...
Contido em
Pandaemonium germanicum : revista de estudos germanísticos. São Paulo, SP. N. 18 (dez. 2011), f. 1-31
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