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dc.contributor.advisorZitkoski, Jaime Josépt_BR
dc.contributor.authorAltenhofen, Áureapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-09T01:58:05Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115082pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso é fruto das experiências e indagações da autora ao longo de sua formação. Por meio de metodologia de inspiração qualitativa crítica freireana, realiza pesquisa documental dos anais da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, Constituição Federal de 1988, legislação educacional e pesquisa bibliográfica das obras de Paulo Freire com objetivo de problematizar a pergunta “Quais as possíveis contribuições de Paulo Freire à elaboração do texto da Constituição Federal de 1988 sobre os temas: Educação, Cidadania e Gestão Democrática e às práticas democráticas na educação?”. Analisa os avanços que foram possíveis na Constituição Federal de 1988 e objetiva teorizar e explicitar as possíveis contribuições de Paulo Freire à sua elaboração e as influências do pensamento freireano às normas legais e políticas públicas vinculadas à democratização nacional relativas aos eixos: Educação , Direitos Humanos, Cidadania e Gestão Democrática. As análises apontam à ocorrência de possíveis contribuições de Paulo Freire ao texto Constitucional e legislação educacional. Explicitam a importância da sua pedagogia crítica libertadora e princípios da escola cidadã que implicam em conscientização produtora de cultura democrática mobilizadora de transformação da realidade social como possível política pública para a educação para contribuir na construção de uma nova cultura social fundamental ao processo de democratização nacional e na efetivação das normas programáticas para a educação conforme constam na CF/88, especialmente relativas ao art. 205, que refere o desenvolvimento da cidadania como objetivo da educação, e ao art. 206, VI, que afirma a gestão democrática como princípio da educação para o ensino público.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo 1921-1997.pt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleConstituição Federal de 1988 : cidadania e gestão democrática à luz de Paulo Freirept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000963538pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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