Show simple item record

dc.contributor.authorSehn, Carinapt_BR
dc.contributor.authorZordan, Paolapt_BR
dc.date.accessioned2015-04-08T01:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2237-2660pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115039pt_BR
dc.description.abstractNo âmbito de uma pesquisa sobre as artes do corpo, o texto aborda o problema da representação da imagem perante as forças corpóreas. Com os estudos filosóficos que Deleuze faz junto ao cinema, trazemos sua taxionomia da imagem, que passa de uma imagem-movimento a uma imagem-tempo, e também consideramos o teatro para analisar como a imagem se lança de uma representação estratificada, moralizante, a uma imagem performática, vibrátil. O trabalho de artistas contemporâneos nos permite e faz pensar a imagem na sua relação com o novo, com o que não é possível conter, com as imagens produzidas pela arte da performance, por um corpo que cria imagens sucessivamente.pt_BR
dc.description.abstractIn the scope of a research on the body arts, the text approaches the issue of image representation in face of corporeal forces. With Deleuze’s philosophical studies on cinema, we bring his image taxonomy, which passes from a movement-image to a time-image, and we also consider theater to analyze how an image is launched from a stratified and moralizing representation to a performative and resonating image. The work of contemporary artists allows and makes us think an image in its relation with the new, with what is impossible to restrain, with images produced by the art of performance, by a body which creates images successively.en
dc.description.abstractDans le cadre d’une recherche sur les arts du corps, le texte qui suit parle de la question de la représentation de l’image face à des forces corporelles. Avec les études philosophiques que Deleuze réalise sur le cinéma, nous apportons sa taxinomie de l’image, qui passe d’une image-mouvement à une imagetemps, et nous considérons aussi le théâtre pour une analyse de la façon dont l’image passe de la représentation stratifiée, moralisante, à une image performative, vibratile. Le travail de certains artistes contemporains nous permet de penser l’image dans son rapport avec le nouveau, avec ce qui ne peut pas être contenu, avec les images produites par l’art de la performance, par un corps qui crée des images successivement.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos da Presença (Porto Alegre). Vol. 4, n.3 (set./dez. 2014), p. 551-568.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPerformance Arten
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectBodyen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCorpsfr
dc.subjectArtept_BR
dc.titleImagem : do cinema para a performancept_BR
dc.title.alternativeImage : from cinema to performanceen
dc.title.alternativeImage : du cinéma à la performancefr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954870pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record