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dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorSbicigo, Juliana Burgespt_BR
dc.contributor.authorMachado, Wagner de Larapt_BR
dc.contributor.authorMiranda, Mônica Carolinapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.date.accessioned2015-04-07T01:58:39Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1413-8271pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114998pt_BR
dc.description.abstractExaminou-se a estrutura interna do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil – NEUPSILIN-Inf através de Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram do estudo 840 crianças (421 da cidade de São Paulo, 419 de Porto Alegre, Rio Grande do Sul), com idades entre seis e 12 anos (M=8,98, DP=1,98), entre a primeira e a sexta série do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Modelos teórico-hipotéticos foram testados considerando-se a organização original do instrumento e a literatura neuropsicológica. Verificou-se adequação empírica de cinco dos sete modelos inicialmente hipotetizados: praxias construtivas, memória verbal, memória episódica e semântica, processamento visual e desempenho acadêmico. Contrariando as hipóteses, linguagem ajustou-se em um modelo unifatorial, enquanto memória de trabalho, atenção e funções executivas foram mais bem explicadas por um modelo de dois fatores correlacionados. Concluiu-se que o NEUPSILIN-Inf apresenta evidência de validade de estrutura interna e pode ser utilizado na avaliação neuropsicológica de crianças para examinar esses grupos de componentes neurocognitivos.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the study was to examine the internal structure of the Child Brief Neuropsychological Assessment Battery – NEUPSILIN-Inf with Confirmatory Factor Analysis (CFA). The study included 840 children (421 in the city of São Paulo, 419 in Porto Alegre, Rio Grande do Sul), aged between six and 12 years (M=8.98, SD=1.98), between first and sixth grade in public and private schools. Theoretical and hypothetical models were tested considering the organization’s original instrument and neuropsychological literature. There was empirical adequacy of five of the seven models initially hypothesized: constructive praxis, verbal memory, episodic and semantic memory, visual processing, and academic performance. Contrary to the hypothesis, language was fitted into a one-factor model, while working memory, attention and executive functions were best explained by a model of two correlated factors. We concluded that the NEUPSILIN-Inf presents evidence of validity as the internal structure and can be used in the neuropsychological evaluation of children to examine these groups of neurocognitive components.en
dc.description.abstractSe examinó la estructura interna del Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve Infantil – NEUPSILIN-Inf a través de Análisis Factorial Confirmatorio (AFC). Participaron del estudio 840 niños (421 de la ciudad de São Paulo, 419 de Porto Alegre, RS-Brasil), con edades entre seis y 12 años (M=8,98, DE=1,98), entre el primer y sexto año de primaria, de escuelas públicas y privadas. Se testaron modelos teóricos hipotéticos considerándose la organización original del instrumento y la literatura neuropsicológica. Se verificó adecuación empírica de cinco de los siete modelos primeramente pensados: praxis constructivas, memoria verbal, memoria episódica y semántica, procesamiento visual y desempeño académico. Contrariamente a las hipótesis, el lenguaje se ajustó como un modelo de un factor, mientras memoria de trabajo, atención y funciones ejecutivas fueron más bien explicadas por un modelo de dos factores correlacionados. Se concluyó que el NEUPSILIN-Inf presenta evidencia de validez basada en la estructura interna y puede ser utilizado en la evaluación neuropsicológica de niños para examinar esos grupos de componentes neurocognitivos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicoUSF. Bragança Paulista, SP. Vol. 19, n. 1 (jan./abr. 2014), p. 119-130.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTestes neuropsicológicospt_BR
dc.subjectNeuropsychological testsen
dc.subjectNeuropsychologyen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectFactor analysisen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectValidity of testsen
dc.subjectPruebas neuropsicológicases
dc.subjectNeuropsicologíaes
dc.subjectCogniciónes
dc.subjectAnálisis factoriales
dc.subjectValidez de las pruebases
dc.titleAnálise fatorial confirmatória do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil - NEUPSILIN - Infpt_BR
dc.title.alternativeConfirmatory factorial analysis of the child Brief Neuropsychological Assessment Battery – NEUPSILIN – inf en
dc.title.alternativeAnálisis factorial confirmatorio del Instrumento de Evaluación Neuropsicológica Breve Infantil – NEUPSILIN – inf es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000928918pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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