A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância
dc.contributor.author | Ziede, Mariangela Kraemer Lenz | pt_BR |
dc.contributor.author | Aragón, Rosane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-07T01:58:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1645-1384 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/114980 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como foco a análise da (re)construção da docência de um grupo de professores que atuou no Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a Distância (PEAD/UFRGS). O estudo foi desenvolvido a partir do constructo teórico piagetiano da tomada de consciência, considerando-se cinco categorias constitutivas da docência do contexto do PEAD: (i) proposta pedagógica desenvolvida para a interdisciplina; (ii) utilização da tecnologia para o desenvolvimento da proposta; (iii) interação da equipe de professores; (iv) interação com os tutores; e (v) interação com as professoras-alunas. A coleta de dados foi realizada a partir dos registros dos professores nos ambientes do Curso e de entrevistas em que se utilizou o método clínico. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados segundo níveis de Tomada de Consciência. Concluímos que as experiências dos docentes no curso provocaram a construção de conhecimento e a (re)construção da docência, pois o Curso oportunizou aos docentes experiências de trabalho em rede e o uso das tecnologias digitais que foram incorporadas às suas práticas pedagógicas, realizadas a distância ou mesmo presenciais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article focuses on the analysis of the (re)construction of teaching a group of teachers who worked in the Distance Education Course (PEAD/UFRGS). The study was developed from Piaget's theoretical construct of awareness, considering five constitutive categories of teaching in the context of PEAD: (i) pedagogical proposal developed for interdiscipline; (ii) use of technology for the development of the proposal; (iii) the interaction of the team teachers, (iv)interaction with tutors; and (v) interaction with students-teachers. Data collection was carried out from the records of teachers in the course of interviews and environments in which we used the clinical method. Data were organized with the support of research software Nvivo and analyzed according to levels of Consciousness. We conclude that the experiences of teachers in the course led to the construction of knowledge and the (re) construction of teaching as the course provided an opportunity for teachers experiences of networking and use of digital technologies that have been incorporated into their teaching, accomplished the distance or even attending. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Currículo sem fronteiras : revista para uma educação crítica e emancipatória. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2014), p. 254-279 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Consciousness | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.title | A docência no ensino superior : inovando e reconstruindo práticas pedagógicas na educação a distância | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000953429 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40021)Humanities (6885)