O desafio dos pequenos projetos de física no programa adolescente aprendiz
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Master professional
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Física aplicada a adolescentes trabalhadores, vinculados ao Programa Adolescente Aprendiz, com o foco na progressão escolar deles. Para uma maior motivação e interação nas turmas, que eram mescladas quanto à idade e à escolaridade, a estratégia de pequenos projetos didáticos foi escolhida para que a Física tivesse mais relação com o seu mundo, contextualizando-a a suas curiosidades. Ao mesmo tempo, buscou-se estimular neles virtudes como auto ...
Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Física aplicada a adolescentes trabalhadores, vinculados ao Programa Adolescente Aprendiz, com o foco na progressão escolar deles. Para uma maior motivação e interação nas turmas, que eram mescladas quanto à idade e à escolaridade, a estratégia de pequenos projetos didáticos foi escolhida para que a Física tivesse mais relação com o seu mundo, contextualizando-a a suas curiosidades. Ao mesmo tempo, buscou-se estimular neles virtudes como autonomia, organização e capacidade de criticar, de trabalhar em grupos e de falar em público, para terem novas perspectivas quanto a um futuro mais promissor na escola, no trabalho, na família e na sociedade. Nesse intuito, as atividades foram planejadas de forma crescente na atuação dos adolescentes e foram realizadas em duas turmas, de maio a julho de 2010, na sede da ONG onde o programa está inserido. Foram trabalhadas questões diversas baseadas no filme Sonhos no Gelo, seguidas de sugestões relacionadas à Ciência na Copa do Mundo da África do Sul e, por fim, questões que partissem da curiosidade deles, com os temas gerais: Calor e Luz. Os resultados obtidos por meio dos trabalhos desenvolvidos evidenciam uma maior compreensão da Física e um aumento do interesse por ela. O produto educacional deste trabalho consiste em um texto de apoio para professores com cinco atividades sobre a Física do dia a dia. ...
Abstract
This paper presents a proposition of Physics teaching applied to adolescent workers, linked to the Youth Apprentice Program, focusing on their school progress. To increase motivation and interaction in classrooms, which were merged as the age and education, the strategy of small instructional projects was chosen for the Physics had more to do with their world, contextualizing it to their curiosities. At the same time, we tried to promote in them virtues such as autonomy, organization and abilit ...
This paper presents a proposition of Physics teaching applied to adolescent workers, linked to the Youth Apprentice Program, focusing on their school progress. To increase motivation and interaction in classrooms, which were merged as the age and education, the strategy of small instructional projects was chosen for the Physics had more to do with their world, contextualizing it to their curiosities. At the same time, we tried to promote in them virtues such as autonomy, organization and ability to criticize, to work in groups and public speaking, to gain new perspectives on a brighter future at school, at work, in family and society. With this in mind, activities were planned according to their values and actions of teenagers and were held in two classes, from May to July 2010, at the headquarters of the NGO where the program is inserted. Several questions based on the movie Ice Princess, followed by suggestions related to Science in the South Africa World Cup and, finally, questions in their own curiosity with the general themes like Heat and Light were worked. The results obtained from developed studies show a greater understanding of physics and an increased interest in it. The educational output of this work consists in an instructional text for teachers with five activities about everyday Physics. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Collections
-
Multidisciplinary (2574)Teaching of Physics (207)
This item is licensed under a Creative Commons License