Formas de ver e inventar o mundo : O cinema como experiência estética de identificação e estranhamento
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades de abordagens na intersecção entre cinema e educação no contexto de sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu tendo como substrato a experiência didática em estágio curricular, com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona central da cidade de Porto Alegre, para a construção teórica referente ao cinema e à educação. Trabalha com os conceitos de experiência estética, identificação e estran ...
Este trabalho propõe uma reflexão sobre as possibilidades de abordagens na intersecção entre cinema e educação no contexto de sala de aula da educação básica. A pesquisa se desenvolveu tendo como substrato a experiência didática em estágio curricular, com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona central da cidade de Porto Alegre, para a construção teórica referente ao cinema e à educação. Trabalha com os conceitos de experiência estética, identificação e estranhamento como possibilidades de aproximação do cinema enquanto objeto de estudo na educação formal. ...
Abstract
This research proposes a reflection on the possible approaches to the intersection between cinema and education in the classroom context of primary education. The study was developed as substrate of the experience of teaching in internship the theoretical construction related to cinema and education for the final years classes of an elementary public school in the central area of Porto Alegre. This research works with the concepts of aesthetic experience, identification and estrangement as poss ...
This research proposes a reflection on the possible approaches to the intersection between cinema and education in the classroom context of primary education. The study was developed as substrate of the experience of teaching in internship the theoretical construction related to cinema and education for the final years classes of an elementary public school in the central area of Porto Alegre. This research works with the concepts of aesthetic experience, identification and estrangement as possibilities to approach cinema as an object of study in formal education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License