Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade : o planejamento como estratégia de gestão
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o planejamento como estratégia de gestão para as equipes de Atenção Básica. Ele objetiva descrever o componente Planejamento das equipes de AB no instrumento de avaliação externa do PMAQ, no primeiro e segundo ciclos do programa, visando refletir sobre as noções de planejamento que estão sendo ali atribuídas. As estratégias metodológicas para produção do material empírico deste trabalho foram: a análise documental do instrumento de avaliação ext ...
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o planejamento como estratégia de gestão para as equipes de Atenção Básica. Ele objetiva descrever o componente Planejamento das equipes de AB no instrumento de avaliação externa do PMAQ, no primeiro e segundo ciclos do programa, visando refletir sobre as noções de planejamento que estão sendo ali atribuídas. As estratégias metodológicas para produção do material empírico deste trabalho foram: a análise documental do instrumento de avaliação externa do PMAQ e as narrativas autobiográficas, com a utilização de relatos de experiências que tive durante minha atuação junto ao PMAQ. Utilizei-me de tais estratégias metodológicas para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa. O referencial teórico utilizado para produzir as análises se baseiam no estudo de Teixeira e Jesus (2010), que indicam que, no campo do planejamento em saúde, no Brasil, são identificadas hoje, quatro vertentes, todas, de certo modo, contribuem na reflexão crítica acerca dos aspectos políticos do processo de planejamento, programação e gestão do trabalho na área de saúde. No componente planejamento do instrumento de Avaliação Externa observa-se que tanto no primeiro quanto no segundo ciclo existem algumas questão que estão alicerçadas nas quatro vertentes. Alguns resultados desta pesquisa indicam que: no instrumento de Avaliação Externa do PMAQ, o planejamento está presente como um componente/bloco de questões que são feitas as equipes de AB; A incorporação da reunião de equipe, no segundo ciclo do programa, como parte do componente planejamento como um espaço estratégico para o planejamento, possibilitando às equipes um espaço institucionalizado para organizar suas ações. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Saúde Coletiva e Educação na Saúde.
Collections
-
Humanities (1948)
This item is licensed under a Creative Commons License