Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorLorenzetti, Michelle Arype Girardipt_BR
dc.date.accessioned2015-03-31T01:59:12Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114671pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as relações educativo-musicais presentes na Igreja Católica de Porto Alegre. A questão norteadora indaga como ocorreu a aprendizagem musical de pessoas que atuam neste contexto e como o ensino de música é desenvolvido. Para realizar esta pesquisa, optei pela abordagem qualitativa, realizando um estudo de caso. Para elaboração do referencial, foram consultados Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) e Petitat (2011). De um total de 240 pessoas envolvidas com música na igreja, foram selecionadas doze que atuavam como professores e/ou formadores de música. Sobre a aprendizagem musical, identificaram-se diversos processos que não ocorrem fixos nem isolados, mas de maneira dinâmica, estando interligados inclusive com outras instâncias formativas. Descreveram-se: a aprendizagem que ocorria na prática (aprender fazendo); o aprender no grupo; a autoaprendizagem; o aprender em cursos, ensaios e festivais na igreja. Sobre o ensino e a atuação, analisaram-se concepções do ser músico na igreja, as diferenças entre o profissional remunerado e o voluntário; o ser professor e/ou formador. Foram pontuadas questões referentes à divulgação e à captação de alunos, ao local das aulas, às escolhas didáticas. Esta pesquisa contribui para a reflexão de como os processos de educação musical ocorrem na Igreja Católica e amplia o olhar sobre o aprender e o ensinar música.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study was objective to investigate the educational-musical relations present in the Catholic church of Porto Alegre. The leading question was how the musical formation of people who work in this context occurred and how the musical teaching was executed. To accomplish this research, I opted for a qualitative approach, conducting a case study. The authors Souza (2004; 2014), Setton (2008; 2012) and Petitat (2011) were included in the framework. From a total of 240 people who worked with music in the Church, twelve were selected because they worked as teachers and/or music trainers. Several processes about musical learning were identified, which do not occur isolated and fixed, but in a dynamic and interconnected way, also in relation with other formative instances. It was possible to describe: the process of learning, which occurred in practice (to learn while doing); learning in group; self learning; learning in courses, rechearsals and church festivals. About the teaching and performance, it was possible to analyze conceptions of being a Church musician, the differences between the paid professional and the volunteer; and about being a teacher and/or trainer, highlighting questions related to disclosure and recruitment of pupils, class locations, and selection of didactic activities. This research contributes to the reflection about how these processes of musical education occur in the Catholic Church, thus increasing how to see learning and teaching music.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic in the churchen
dc.subjectEducação musical : Sociologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectMusical learningen
dc.subjectMusic teachingen
dc.subjectMusica liturgicapt_BR
dc.subjectCatholic churchen
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectSociology of musical educationen
dc.titleAprender e ensinar música na igreja católica : um estudo de caso em porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000955152pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem