Excluídas da memória : mulheres no Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul (1939-1962)
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objeto de estudo deste trabalho é abordar a participação das mulheres no Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul, de 1939 a 1962, a partir da análise dos catálogos de exposição. Primeiramente, a monografia procura colocar a situação de apagamento das mulheres como sujeito histórico e consequente exclusão da narrativa da história geral. Focalizando a história da arte, aponta reflexos dessa situação, com a verificação de um processo de quase exclusão do registro das artistas mulheres. Observa ...
O objeto de estudo deste trabalho é abordar a participação das mulheres no Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul, de 1939 a 1962, a partir da análise dos catálogos de exposição. Primeiramente, a monografia procura colocar a situação de apagamento das mulheres como sujeito histórico e consequente exclusão da narrativa da história geral. Focalizando a história da arte, aponta reflexos dessa situação, com a verificação de um processo de quase exclusão do registro das artistas mulheres. Observa as condições de formação de artistas mulheres, de modo geral, e, particularmente, no Rio Grande do Sul, relacionando-as com algumas das artistas residentes no Estado que participaram do Salão de Belas Artes. ...
Abstract
The subject matter of this study is to approach the women participation in the Salão das Belas Artes (Fine Arts exposition) of the Rio Grande do Sul state, from 1939 to 1962, by means of analyzing the catalogs of those exhibitions. Primarily, the monograph tries to locate the women‟s overshadowing condition as historical subjects and consequent exclusion from general history narrative. Focusing on the history of art, this study points to reflexes on this situation, providing the verification of ...
The subject matter of this study is to approach the women participation in the Salão das Belas Artes (Fine Arts exposition) of the Rio Grande do Sul state, from 1939 to 1962, by means of analyzing the catalogs of those exhibitions. Primarily, the monograph tries to locate the women‟s overshadowing condition as historical subjects and consequent exclusion from general history narrative. Focusing on the history of art, this study points to reflexes on this situation, providing the verification of a process of nearly exclusion of women artistic register. It also observes the conditions of female artists development, generally, and particularly in the Rio Grande do Sul state, linking it to some artists who lived in that State and who took part in the Salão de Belas Artes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
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TCC Artes Visuais (660)
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