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dc.contributor.advisorFlores, Valdir do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorCremonese, Lia Emíliapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-21T01:56:38Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/114411pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem por objetivo investigar a hipótese de que a experiência com uma leitura que considera as instâncias enunciativas como produtoras de sentidos acarreta mudanças na relação do aluno com seu ato de escrita. Tal hipótese pode ser verificada a partir de relatos de alunos universitários de pós-graduação. Para isso, inicialmente verifica-se que espaço ocupa o texto no ensino de língua portuguesa no Brasil e explicita-se uma breve noção de texto. Em seguida, apresenta-se o Programa de Apoio à Graduação – Língua Portuguesa (PAG-LP), foco das análises, e exemplificam-se as atividades ali realizadas. Na sequência, expõe-se o referencial teórico, fundado na Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Posteriormente, faz-se a contextualização do corpus e discutem-se elementos a ele relacionados. Por fim, realiza-se a análise do corpus, formado por recortes de falas de alunos de pós-graduação do PAG-LP. Conclui-se que um trabalho de leitura que explore os elementos ligados à intersubjetividade, à construção da relação forma-sentido, à construção de referência e à cultura faz com que haja mudanças na relação do aluno com sua escrita, confirmando a hipótese inicial.pt_BR
dc.description.abstractLe but de cette thèse est celui d’investiguer l’hypothèse selon laquelle l’expérience d’une lecture qui considère les instances énonciatives comme productrices de sens implique des changements dans la relation de l’élève avec son acte d’écriture. Cette hypothèse peut être vérifiée à partir des temoignages d’étudiants de master et de doctorat. Pour le faire, on vérifie premièrement quel est l’espace occupé par le texte dans l’enseignement de la langue portugaise au Brésil et on propose une brève notion de texte. Ensuite, on présente le Programme de Soutien aux Études Supérieures – Langue Portugaise (PAG-LP), centre des analyses, et on illustre les activités qui y sont faites. Après, on expose le cader théorique basé sur la Théorie de l’Énonciation de Benveniste. Par la suite, on analyse le corpus et on y prend des extraits avec les paroles des étudiants du PAG-LP. On conclut qu’un travail de lecture qui explore les éléments liés à l’intersubjectivité, à la construction de la relation forme-sens, à la construction de référence et à la culture provoque des changements dans la relation de l’élève avec son écriture, ce qui confirme l’hypothèse initiale.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudos da linguagempt_BR
dc.subjectEnseignement de langue portugaisefr
dc.subjectÉnonciationfr
dc.subjectTeoria da enunciaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLecture et écriturefr
dc.subjectProgramme de Soutien aux Études Supérieuresfr
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleUm olhar enunciativo sobre a relação entre leitura e produção textual na universidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.identifier.nrb000949939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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