Comunidade booktube como alternativa de incentivo à leitura
Fecha
2014Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se doi ...
O trabalho analisa a comunidade booktube e sua influência na promoção da leitura e no compartilhamento de informações entre leitores. Contextualiza o estudo, apresentando uma revisão de literatura acerca do advento da internet e das características e ferramentas da web 2.0, chegando às comunidades virtuais. Situa a pesquisa a partir dos conceitos do ato de ler identificando os tipos de leitor existentes e as estratégias de incentivo a leitura. Por meio de pesquisa exploratória, aplicaram-se dois questionários mistos, com questões abertas e fechadas, elaborados na plataforma para criação de documentos online e direcionados aos booktubers e os inscritos em seus canais literários. Os dados foram coletados e analisados, sugerindo que a comunidade pode ser considerada influente na promoção da leitura e espaço de compartilhamento de informações. ...
Abstract
The paper analyzes the Booktube Community and its influence in promoting reading and sharing of information with readers of literature. It contextualizes the study by presenting a literature review on the advent of the Internet and Web 2.0, coming to virtual communities. The research takes place from the concepts of act of reading identifying the types of reader and reading incentive strategies. Through exploratory research, applied to two mixed questionnaires with open and closed questions, de ...
The paper analyzes the Booktube Community and its influence in promoting reading and sharing of information with readers of literature. It contextualizes the study by presenting a literature review on the advent of the Internet and Web 2.0, coming to virtual communities. The research takes place from the concepts of act of reading identifying the types of reader and reading incentive strategies. Through exploratory research, applied to two mixed questionnaires with open and closed questions, developed the platform for creating online documents and directed to booktubers and their subscribers. The responses were analyzed and exposed, suggesting that the community can be considered influential in reading promotion and on sharing of information. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36819)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License