Caracterização de vídeos compartilhados na Web sobre punção venosa periférica
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O site de compartilhamento de vídeos YouTube tem em seu acervo materiais relacionados aos fundamentos de enfermagem, entre eles a punção venosa periférica (PVP), procedimento do cotidiano de profissionais da enfermagem. O material disponibilizado na rede é de responsabilidade do usuário que publica e não há fiscalização acerca do conteúdo publicado, assim o mesmo está disponível livremente na internet. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de demonstração do procedi ...
O site de compartilhamento de vídeos YouTube tem em seu acervo materiais relacionados aos fundamentos de enfermagem, entre eles a punção venosa periférica (PVP), procedimento do cotidiano de profissionais da enfermagem. O material disponibilizado na rede é de responsabilidade do usuário que publica e não há fiscalização acerca do conteúdo publicado, assim o mesmo está disponível livremente na internet. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar o conteúdo de vídeos de demonstração do procedimento PVP com cateter plástico sobre agulha compartilhados publicamente no site YouTube quanto as etapas de execução, ambiente de realização, atores, materiais utilizados, a identificação de autoria e a fonte de referência para realização do procedimento. Estudo quantitativo do tipo exploratório descritivo realizado no site de compartilhamento YouTube. Obteve-se 81 vídeos que apresentavam a execução do procedimento de PVP com cateter plástico sobre agulha isoladamente ou associado à terapia intravenosa, disponíveis publicamente e em idioma português. Os dados foram coletados através de visita ao site no dia 28 de julho de 2014, onde foi realizado download e codificação do material. As informações foram registradas em instrumento inspirado em referencial técnico atualizado do procedimento, organizadas e processadas pelo software Microsoft Excel para análise pela estatística descritiva. Os aspectos éticos pertinentes a esse estudo foram observados. Do material analisado, 79 (98%) vídeos foram disponibilizados por pessoas físicas. Em 60 (74%) vídeos era apresentado o registro de atividades em aulas práticas. Em 74 (91%) vídeos a realização da prática do procedimento foi em seres humanos, levantando questionamentos da incorporação de recursos de simulação realísticas para o aprendizado em laboratórios de ensino. Conclui-se que os vídeos apresentaram uma variedade de meios para a realização do procedimento com sucesso, apesar de nenhum citar referencial teórico. Evidenciou-se a falta de regulação desse conteúdo disponível na internet podendo levar a apropriação de técnicas que colocam a segurança do paciente e do executor em risco. Sugere-se o desenvolvimento de estudos que investiguem as formas com as quais os usuários se apropriam e avaliam estes materiais disponibilizados no YouTube e o investimento na produção de materiais digitais de qualidade para que o estudante possa ter fontes confiáveis de flexibilização de seus estudos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1143)
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