Mapeamento de competências do cargo de diretor de três escolas particulares de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A busca da qualificação de sua gestão tem se tornado, cada vez mais, uma necessidade das escolas particulares. Para isso, identificar as competências necessárias aos gestores destas organizações, função em geral exercida pelos Diretores Escolares, torna-se relevante. Além disso, boa parte destas instituições tem a peculiaridade de serem apoiadas por mantenedoras, que possuem, em geral, a sua orientação religiosa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mapear as competências requeridas par ...
A busca da qualificação de sua gestão tem se tornado, cada vez mais, uma necessidade das escolas particulares. Para isso, identificar as competências necessárias aos gestores destas organizações, função em geral exercida pelos Diretores Escolares, torna-se relevante. Além disso, boa parte destas instituições tem a peculiaridade de serem apoiadas por mantenedoras, que possuem, em geral, a sua orientação religiosa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo mapear as competências requeridas para o cargo de diretor de escolas particulares com diferentes orientações religiosas. Junto a isso, buscou-se identificar quais os principais problemas que afetam o exercício deste cargo e se de fato a orientação religiosa de cada escola influencia nas competências desejadas para cada gestor. Para atingir os objetivos estabelecidos, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com natureza qualitativa. Desta forma, foram realizadas três entrevistas em profundidade com três diretores de diferentes escolas, localizadas em Porto Alegre. Também se realizou uma análise documental sobre os dados de cada escola. Com estes insumos, elaborou-se o mapeamento das competências organizacionais e individuais de cada instituição, constatando-se que a orientação religiosa influencia na importância de cada competência. Além disso, concluiu-se que os principais problemas enfrentados pelos diretores são falhas na transição do cargo, dificuldades em seguir o planejamento, a desvalorização do papel da escola perante a sociedade e as dificuldades financeiras de cada organização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3221)
Este item está licenciado na Creative Commons License