Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorAnders, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-11T02:01:21Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/111890pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se insere na área de Educação Musical, especificamente no âmbito da Escola Básica e buscou compreender, a partir das narrativas das crianças, o significado atribuído à dança nas aulas de música. Participaram desta pesquisa 18 estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada de uma cidade da grande Porto Alegre/RS, que oferece regularmente Educação Musical do segundo ao quinto ano, sendo a dança um dos componentes da Educação Musical. A base teórica da pesquisa apoia-se no método autobiográfico, adotando-se principalmente Jean Clandinin e Michael Connelly (2008) como orientação metodológica; Dornelles e Bujes (2012) no atendimento às especificidades da pesquisa com crianças. Contribuíram na realização deste trabalho principalmente os autores Strazacappa (2001), Schiller e Meiners (2012), que referenciam teoricamente a aprendizagem através do movimento corporal e da dança; e Maffioletti (2008, 2012), Campbel (2011) e Torres (2003) no que se refere à Educação Musical. As narrativas foram capturadas em sessões de discussões em grupo, sendo uma realizada imediatamente após a experiência corporal e duas imediatamente após a execução da flauta doce, num total de três sessões. As dimensões das análises foram extraídas do próprio material, tendo em vista do seu significado dentro do que é narrado. Os resultados mostram que o contexto escolar, familiar e social estão presentes nas narrativas das crianças, sendo a dança reconhecida nesses espaços como importante forma de interação. O significado de dançar nas aulas de música está relacionado ao prazer vivido com o corpo e às sensações de alegria, satisfação e leveza que o movimento propicia. As crianças consideram que dançando é possível conhecer outras culturas, entender melhor o ritmo das músicas e tocar flauta doce com maior facilidade. A importância desta pesquisa está em tornar visível o significado das experiências das crianças sobre o movimento corporal como instância da aprendizagem musical.pt_BR
dc.description.abstractThis research falls within the field of music education, specifically within the Primary School and sought to understand, from the narratives of children, the meaning assigned to dance in music classes. 18 students from the fifth grade of elementary school I in a private school participated in this research in a big city in great Porto Alegre / RS, which offers regular musical education from the second to fifth grade, being the dance a component of the Music Education. The theoretical basis of the study is based on the autobiographical method, adopting mainly Jean Clandinin and Michael Connelly (2008) as a methodological orientation; Dornelles and Bujes (2012) in addressing the specificities of research with children. Contributed in this work mainly Strazacappa (2001), Schiller and Meiners (2012) authors, which theoretically refer to learning through body movement and dance; and Maffioletti (2008, 2012), Campbell (2011) and Torres (2003) in relation to music education. The narratives were captured in group discussion sessions, one held immediately after the bodily experience and two immediately after the execution of the recorder, a total of three sessions. The dimensions of the analysis were extracted from the material itself, in view of its significance within what is narrated. The results show that the school, family and social context are present in the narratives of children, and dance is being recognized in these spaces as an important form of interaction . The meaning of dance in music classes is related to the pleasure experienced with the body and the feelings of joy, satisfaction and lightness that the movement provides. Children believe that dancing can learn about other cultures and better understand the rhythm of the music and playing the recorder with greater ease. The importance of this research is to make visible the meaning of children's experiences on body movement as an instance of musical learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDance in music educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectAutobiographical researchen
dc.subjectNarratives of childrenen
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMusic in schoolen
dc.titleDançar na aula de música : “dá gosto de vir para o colégio”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000951961pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem