Entre dragões, mel e girassóis : a experiência museal na exposição “Caio Fernando Abreu, Doces Memórias”
dc.contributor.advisor | Faria, Ana Carolina Gelmini de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Thaís de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-03-11T02:01:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/111879 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de Curso percorreu passo a passo os processos de idealização, criação, montagem, divulgação, execução e desmontagem da exposição “Caio Fernando Abreu - Doces Memórias” realizada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo em Porto Alegre/RS, no período de 02 de julho a 13 de setembro de 2014. O objetivo principal dessa pesquisa foi investigar de que forma os recursos expográficos contribuíram para manter viva a memória desse escritor tão relevante para a Literatura Brasileira. Para realizar a investigação foi utilizado como metodologia a análise documental - pesquisando no projeto expográfico, planta baixa da exposição, fotografias, relatórios - e entrevista semiestruturada com a curadora da exposição a fim de compreender a concepção do objeto de estudo. Para embasamento do trabalho, a articulação entre o empírico e o teórico se concentrou nos estudos no âmbito da Expologia e Expografia a partir de autores como Cury (2005),Gonçalves (2004) e Scheiner (2001). Concluo que a salvaguarda da memória é ainda mais eficiente se o afeto estiver presente desde as etapas de criação curatorial às múltiplas relações potencializadas pelas experiências provocadas a partir da exposição. | pt_BR |
dc.description.abstract | This final essay goes step by step through the whole idealization, creation, execution and dismantling of “Caio Fernando Abreu - Doces Memórias” exhibition that was taken place at Centro Cultural CEEE Erico Verissimo in Porto Alegre/RS between the 2nd of July and the 13th of September 2014. This research's main goal was to look into how the expo graphics resources could help to keep alive the memory of such important figure to the Brazilian Literature. The methodology used on the research was documental analysis - looking into the expo graphic project, the layout of the exhibition, photos and reports - also, the exhibition curator was interviewed so the whole concept of the project could be clear and well understood. To give support to the essay, the connection between the empiric and the theory was founded on the studies of Expology and Expography based on authors like Cury (2005), Gonçalves (2004) and Scheiner (2001). The conclusion is that the preservation of a memory can be even more efficient when it evolves affection in all its steps, from curatorship to the many relations caused by the experience of the exhibition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Museology | en |
dc.subject | Expografia | pt_BR |
dc.subject | Expology | en |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Expography | en |
dc.subject | Exposições | pt_BR |
dc.subject | Exhibition | en |
dc.subject | Abreu, Caio Fernando | en |
dc.title | Entre dragões, mel e girassóis : a experiência museal na exposição “Caio Fernando Abreu, Doces Memórias” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000953179 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License