Jovens leitores d'Senhor dos Anéis : produções culturais, saberes e sociabilidades
Fecha
2007Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação apresenta um estudo das práticas de leituras de jovens inscritos em comunidades de leitores do livro O Senhor dos Anéis, do autor inglês John Ronald Reuel Tolkien. Busca compreender os significados assumidos por estas práticas, compreendidas como experiências inscritas numa rede de práticas culturais e sociais que lhes dão sentido. Leituras intensivas, extensivas, solitárias, socializadas, construção de sites, escritas de textos, publicação de livros, divulgação das escritas pe ...
Esta dissertação apresenta um estudo das práticas de leituras de jovens inscritos em comunidades de leitores do livro O Senhor dos Anéis, do autor inglês John Ronald Reuel Tolkien. Busca compreender os significados assumidos por estas práticas, compreendidas como experiências inscritas numa rede de práticas culturais e sociais que lhes dão sentido. Leituras intensivas, extensivas, solitárias, socializadas, construção de sites, escritas de textos, publicação de livros, divulgação das escritas pela internet, jogos de RPG, e uma série de outras práticas fazem parte das vivências culturais, de lazer e sociabilidades, de jovens leitores d’O Senhor dos Anéis. Inscritos nas culturas juvenis de seu tempo, esses jovens participam de redes grupais onde afirmam suas identidades, condição essa que se refere a uma escolha e a modos de vida, muito mais que a uma condição biológica. Para a realização da pesquisa foram entrevistados quinze jovens de idades entre dezenove e vinte e nove anos, participantes de comunidades de leitores d’O Senhor dos Anéis, buscando compreender suas trajetórias e práticas de leitura, investigar o modo como conheceram as obras de Tolkien e o que os levou até elas, perscrutar as produções culturais que advém dessas práticas e as sociabilidades produzidas.As entrevistas individuais constituíram o corpus empírico da investigação, acrescido de pesquisas na internet, diário de campo, documentos virtuais e iconográficos da órbita dessas comunidades. O estudo apóia-se nos referenciais teóricos apresentados por Roger Chartier, especialmente para as questões relativas às práticas de leitura e escrita de comunidades de leitores. Relativamente às juventudes e às culturas juvenis, autores como Alberto Melucci José Machado Pais e Paulo César Rodrigues Carrano foram fundamentais. No entrecruzamento dos autores citados, com as reflexões pessoais e com todo material recolhido, foi possível perceber as construções realizadas pelos jovens leitores d’O Senhor dos Anéis. Construções de saberes, de práticas culturais para além da simples leitura e/ou escrita. Nos tempos de lazer, em que os jovens compartilham suas experiências de ou a partir das leituras, eles produzem culturas juvenis. Constroem sites para melhor socializar suas práticas e divulgar seus gostos literários e suas próprias produções. Escrevem livros baseados nas suas leituras e palestram sobre eles levando-os a outros leitores quecompartilham dos mesmos gostos, dos mesmos códigos e das mesmas estratégias de interpretação do livro que os une em redes grupais e em comunidades de leitores. ...
Abstract
Intensive, extensive, solitary, socialized readings; sites construction; written of texts; publication of books; popularization of the writings through internet, RPG games and a series of other practices are part of the existence cultural, of leisure and sociabilities by the youth readers of The Lord of the Rings. Enrolled in the youthful cultures of their times, this youths are inserted into group nets where they affirm their identities, condition that refers to a choice and way of life much m ...
Intensive, extensive, solitary, socialized readings; sites construction; written of texts; publication of books; popularization of the writings through internet, RPG games and a series of other practices are part of the existence cultural, of leisure and sociabilities by the youth readers of The Lord of the Rings. Enrolled in the youthful cultures of their times, this youths are inserted into group nets where they affirm their identities, condition that refers to a choice and way of life much more than a biological condition. To the accomplishment of the research it were interviewed fifteen youths of ages between nineteen and twenty-nine years, participants of readers' communities to The Lord of the Rings, searching to understand its trajectories and practices of reading, to investigate the way as they had known the works of Tolkien and what took them until them, to analyze the cultural productions that comes of these practicals and the sociabilities produced. The individual interviews constituted the empiric corpus of the investigation, increased of researches in internet, journal, virtual and iconography documents of those communities' orbit. The study is supported by the theoretical references introduced by Roger Chartier, especially for the subjects about the reading and writing practices to the interpretative communities. Relatively to the youths and the youthful cultures, authors as Alberto Melucci José Machado Pais and Paulo César Rodrigues Carrano were fundamental. In the crossing to the authors’ mentioned, with the personal reflections and with every picked up material, it was possible to notice the constructions accomplished by the youths readers of The Lord of the Rings. Knowledge and cultural practices constructions, for besides the simple reading and written. In times of leisure, that the youths share your experiences of or since their readings, they produce youthful cultures. They build sites for socialize better your practices and to publish your literary tastes and your own productions.They write books based on your readings and lectured on them taking them to other readers that share the same tastes, the same codes and the same strategies of interpretation to the book that associated them in nets groups and in interpretative communities. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License