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dc.contributor.advisorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorCorte Real, Luciane Magalhãespt_BR
dc.date.accessioned2007-11-01T05:12:29Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11094pt_BR
dc.description.abstractA Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.pt_BR
dc.description.abstractThe thesis proposes the idea of an affective learning based on the principles proposed in Learning Biology of Humberto Maturana, in the theory of Genetics Episthemology proposed by Jean Piaget and on the thoughts of Michel Serres. It is about an intervention research experience carried out in a Public School in Porto Alegre city named 'Escola Municipal de Porto Alegre'. The methodology is based on Learning Projects and on some digital technologies. The data has been registered in diaries and in the spaces provided by TELEDUC, an educational plataform. Conclusions show the importance affectivity plays in the conversational net for the construction of a cooperative work which accepts the other as a legitimate other and that operates in a process of cognitive and affective descentration. To build a cooperation environment implies the inclusion of affectivity, and affective learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaturana Romecin, Humberto, 1928-2021pt_BR
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectSerres, Michel, 1930-2019pt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectRelação humanapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coAxt, Margaretept_BR
dc.identifier.nrb000605560pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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