Formar-nos professores de matemática : opção pela profissão ou "o que nos restou”?
dc.contributor.author | Krahe, Elizabeth Diefenthaeler | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitencourt, Loriége Pessoa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-02-25T01:58:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-5962 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/110360 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo discute resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar os motivos que levaram 39 estudantes a optarem por cursar uma Licenciatura em Matemática na UNEMAT/Cáceres no Estado de Mato Grosso. Para tanto, adotou-se o método de pesquisa qualitativa, com base em excertos de narrativas escritas. Os dados foram sistematizados em categorias: a) Desejo de Ser Professor e b) O curso que me restou. A partir das proposições apresentadas, em diálogo com os autores que nos deram sustentação teórica, concluímos que a maioria dos estudantes não optou pela profissão de professor e sim pelo desejo ou necessidade de ter um diploma de Ensino Superior. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article discusses research results that analyze the reasons why 39 students chose to attend a degree in Mathematics at UNEMAT/Caceres, Mato Grosso State. To this end, the qualitative research method was adopted, based on excerpts from written narratives. The data were organized into categories: a) Desire to be a teacher and; b) The course that has been left to me. From the propositions presented and the dialogue with the authors that gave us theoretical support, we concluded that most students did not opt for the teaching profession but were there for the desire or need of having a Higher Education degree. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de educação pública. Cuiabá, MT. Vol. 24, n. 55 (jan./abr. 2015), p. 249-269 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Initial teacher education | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Degree in mathematics | en |
dc.subject | Escolha profissional | pt_BR |
dc.subject | Professional choice | en |
dc.title | Formar-nos professores de matemática : opção pela profissão ou "o que nos restou”? | pt_BR |
dc.title.alternative | Graduating as a mathematics teacher : professional choice or what has been left to us? | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000951696 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Humanas (6885)