Efêmera travessia : experiências de coletividade na formação de um professor de teatro
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho parte de uma oficina de teatro oferecida no ano de 2012, a estudantes da Escola Governador Walter Jobim, em Viamão, RS, que deu origem ao Efêmeros Teatro de Grupo, coletivo auto-gerido, que busca uma poética e estética próprias, e conta atualmente com três espetáculos no repertório. A pesquisa pretendeu identificar os dispositivos que levam um grupo de trabalho a conquistar autonomia sobre a prática teatral e como estas experiências interferem na formação do professor-diretor. Com ba ...
O trabalho parte de uma oficina de teatro oferecida no ano de 2012, a estudantes da Escola Governador Walter Jobim, em Viamão, RS, que deu origem ao Efêmeros Teatro de Grupo, coletivo auto-gerido, que busca uma poética e estética próprias, e conta atualmente com três espetáculos no repertório. A pesquisa pretendeu identificar os dispositivos que levam um grupo de trabalho a conquistar autonomia sobre a prática teatral e como estas experiências interferem na formação do professor-diretor. Com base em criadores de teatro, que trabalham fortemente a questão grupal, procuramos tecer relações entre experiência, teatro e educação. Através de entrevistas com os membros do grupo e observadores, e também nas experiências do autor, estudamos a breve história do Efêmeros Teatro de Grupo e analisamos os efeitos da conexão indivíduo-memória-coletivo. ...
Abstract
The work is started of a theater workshop offered in 2012, the students of the School Governor Walter Jobim, in Viamão, RS, which led to the Efêmeros Theater Group, self-managed collective, that seeks a poetic and aesthetic own, and currently has three shows in the repertoire. The survey sought to identify the devices that lead a working group to gain autonomy over the theatrical practice and how these experiences interfere in teacher education director. Based on theater creators, who strongly ...
The work is started of a theater workshop offered in 2012, the students of the School Governor Walter Jobim, in Viamão, RS, which led to the Efêmeros Theater Group, self-managed collective, that seeks a poetic and aesthetic own, and currently has three shows in the repertoire. The survey sought to identify the devices that lead a working group to gain autonomy over the theatrical practice and how these experiences interfere in teacher education director. Based on theater creators, who strongly work group to question, seek to weave relations between experience, theater and education. Through interviews with group members and observers, and also the author's experiences, study the brief history of Efêmeros Theater Group and analyze the effects of individual-collective-memory connection. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Teatro (243)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License