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dc.contributor.advisorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.contributor.authorKanan, Lucas Resendept_BR
dc.date.accessioned2015-02-25T01:57:44Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/110318pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo compreender melhor o ambiente dos jogos online, buscando explorar como múltiplas identidades se manifestam no seu espaço. Para a realização deste trabalho, primeiramente, utilizamos referencial teórico sobre a internet e o surgimento das diversas ferramentas de interação. Em um segundo momento, utilizamos referencial teórico sobre jogos eletrônicos, abordando desde a sua origem, até o momento em que passam a existir os jogos online, com características fortes oriundas das ferramentas de interação da internet. Contextualizamos como o ambiente dos jogos online é propício para o surgimento de múltiplas identidades dos jogadores. Após o referencial teórico, fizemos um estudo de caso com o jogo Warframe. Foi analisado aspectos da comunicação e de mercado do jogo, com uma análise final de jogadores no fórum virtual oficial do jogo. Podemos concluir que o jogo online, pelo caráter de entretenimento lúdico mais envolvente, é uma mídia que fortalece o surgimento de múltiplas identidades.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to better understand the online gaming environment, seeking to explore how identities manifest. To perform this work, first we use theoretical framework about the internet and on the how several interaction tools emerged. On a second moment, we use theoretical framework on electronic games, addressing since when they originated, until the moment online games start existing, with strong characteristics that are related to the internet interaction tools. We contextualize how the online gaming environment is favorable for the appearance of multiple identities within players. After the theoretical framework, we did a case study on the game named Warframe. The communication and market aspects of the game where analyzed, with a final analysis of gamers on the official virtual forum of the game. We can conclude that the online games, because of there more engaging and playful entertainment, are a media that strengthens the appearance of multiple identities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectOnline gamesen
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectWarframeen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInteractivityen
dc.titleWarframe: um estudo de um ambiente de múltiplas identidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000952694pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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